Na última terça-feira (27), a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer e o secretário de Urbanismo, Transportes e Trânsito, Lucas Pigatto receberam, junto com equipe de servidores, a arquiteta e pesquisadora Letícia Nardi, coordenadora do Projeto Patrimônio Cultural Edificado da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O objetivo do encontro foi a entrega do Catálogo 1977-2016/2022 fruto de uma intensa pesquisa de resgate do patrimônio edificado da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), da qual São José dos Pinhais faz parte.

Na ocasião, a prefeita Nina Singer reforçou a importância da valorização da história do município por meio da preservação dos imóveis. O secretário Lucas Pigatto também afirmou que a Preservação do Patrimônio Edificado faz parte das ações do planejamento urbano, buscando estratégias de crescimento e desenvolvimento sem abrir mão da história local.

O material entregue na Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT) será repassado para contribuir nas pesquisas e ações na área de planejamento urbano, educação, turismo e cultura.

Sobre o projeto

O projeto cultural Patrimônio Edificado da Região Metropolitana de Curitiba teve como ponto de partida a pesquisa realizada em 1977 para o Plano de Preservação do Acervo Cultural (PPAC-RMC), contratada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) para conhecer o patrimônio cultural edificado da região e gerar ações de planejamento a partir desse conhecimento.

Em 2016, por meio do Edital Livre da Fundação Cultural de Curitiba, foi executado o projeto cultural Patrimônio edificado de Curitiba: armazenamento digital e sistematização de informações das Unidades de Interesse de Preservação (UIPs), que digitalizou, sistematizou e atualizou dados gerados no PPAC-RMC. Devido à abrangência do Edital Livre ser restrita ao município de Curitiba, foram trabalhadas somente as informações referentes a esse município.

A segunda etapa começou a ser realizada em 2019, através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE), e possibilitou a complementação da pesquisa nos outros 13 municípios contemplados no PPAC-RMC. Este segundo promoveu o armazenamento digital das informações referentes às 397 edificações inventariadas em 1977 nos demais municípios da Região Metropolitana, considerando a digitalização de negativos fotográficos e documentos como, fichas de inventário, fichas históricas e levantamentos cadastrais.

Para complementar as informações, o registro fotográfico foi atualizado e um mapeamento digital das edificações inventariadas foi realizado. Estas informações sistematizadas estão disponibilizadas no portal do Projeto www.patrimoniormc.com.br.

Pesquisa em São José dos Pinhais

No município a pesquisa realizada em 1977 abrangeu um amplo território, com destaque para a área Central e para as Colônias Murici, Mergulhão e adjacências, inventariando 46 (quarenta e seis) edificações. Destas, 55% seguem preservadas, 41% demolidas e o restante não foi localizado pela equipe de pesquisa de campo que esteve coletando as informações entre os anos de 2020 e 2021.

A partir do recebimento deste material a SEMUTT incorporará o conteúdo da pesquisa em suas diretrizes e estudos voltados à área do patrimônio histórico edificado, no contexto das leis complementares ao Plano Diretor do Município.