São José dos Pinhais elegeu neste domingo seus novos Conselheiros Tutelares

Publicado em 5 de outubro de 2015 às 18:03

Com mais de 8,3 mil eleitores participantes votação foi recorde no Município (Foto: Divulgação/PMSJP)

No último domingo (4) os moradores de São José dos Pinhais foram às urnas para escolherem os novos Conselheiros Tutelares. A votação aconteceu entre das 8h às 17h e surpreendeu pelo grande número de eleitores participantes. Para as 10 vagas existentes (cinco na regional Centro e outras cinco na regional Afonso Pena) concorriam 46 candidatos. Esta foi a primeira vez que a eleição para Conselheiros aconteceu em mesma data no Brasil inteiro.

Apesar de o voto ser facultativo a eleição para Conselheiros Tutelares deste ano alcançou um número histórico. Com a participação de 8.377 eleitores, essa foi a maior votação já realizada no Município. Estavam aptos a votar eleitores de São José dos Pinhais, maiores de 16 anos, que possuíssem título eleitoral válido acompanhado de documento de identidade com foto. No Centro, o Colégio Estadual Costa Viana foi o local de votação, já no bairro Afonso Pena ela aconteceu na Faculdade da Indústria (Famec).

Todo processo da eleição foi conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e acompanhado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que no dia da votação colocou mais de 170 servidores da pasta para atuarem na organização do pleito.

A apuração da eleição foi aberta ao público e começou a ser realizada às 18h no Centro de Referência da Pessoa Idosa (Casa do Idoso), localizado no bairro Cidade Jardim. Tanto a votação, quanto a contagem das cédulas, foi acompanhada pelo Ministério Público, através da participação da promotora de Justiça da Vara de Infância e Juventude da Comarca de São José dos Pinhais, Clemen Sílvia L.P.B. Gomes, e pela Procuradoria Geral do Município, através da procuradora Inger Kalben Silva e da advogada Patrícia da Silveira.

Próximo às 21h a contagem foi encerrada e os candidatos mais votados já eram conhecidos. Agora aqueles que tiverem a sua votação homologada pelo CMDCA atuarão como Conselheiros Tutelares entre 2016 e 2019, tomando posse do seu cargo no dia 10 de janeiro de 2016.

RÁDIO PREFEITURA

Votação dos candidatos:

Contagem de Votos Afonso Pena

Relação de votos dos candidatos da região Afonso Pena (Imagem/Divulgação)

Contagem de Votos Centro

Relação de votos dos candidatos da região Central (Imagem/Divulgação)

BMD_1625

No Centro o Colégio Estadual Costa Viana foi o local de votação (Foto: Divulgação/PMSJP)

BMD_1632

BMD_1637

No bairro Afonso Pena a votação aconteceu na Faculdade da Indústria – Famec (Foto: Divulgação/PMSJP)

BMD_1635