O município de São José dos Pinhais, juntamente com mais 14 cidades de diversos países, é finalista da 5ª Edição do Prêmio Internacional de Guangzhou para Inovação Urbana.

Segundo um comunicado da organização do Prêmio, São José dos Pinhais foi escolhida graças ao projeto “Tecnologia digital e participação social na vigilância e definição de áreas e ações prioritárias para o controlo da febre amarela”.

Onde nosso município usou o Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo), em uma plataforma para celulares, a fim de “transformar cidadãos normais em vigilantes da saúde pública”, por meio do registo de primatas mortos ou de áreas potencialmente contaminadas.

A aplicação permitiu às autoridades de saúde pública de São José dos Pinhais identificar possíveis surtos “com até dois meses de antecedência”, permitindo assim a vacinação da população contra a febre amarela.

“Não esperávamos um resultado tão bom, uma vez que a população foi atrás da vacina e eles se protegeram”, disse Haroldo Greca Júnior, médico-veterinário da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais, em dezembro passado, à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que criou o SISS-Geo.

A Fiocruz revelou que a candidatura de São José dos Pinhais ao Prêmio Internacional de Guangzhou para Inovação Urbana nasceu de um convite dos próprios organizadores. A Fiocruz sinalizou que pretende alargar o projeto de São José dos Pinhais a todo o Brasil.

O júri do Prêmio Internacional de Guangzhou irá agora selecionar cinco vencedores que receberão um prêmio em dinheiro no valor de U$ 20 mil dólares. A edição do concurso deste ano recebeu 273 candidaturas de 175 cidades e governos locais em 60 países e regiões. O prémio é patrocinado pela Organização Internacional União de Cidades e Governos Locais, pela Associação Mundial das Grandes Metrópoles e pelo governo da cidade de Guangzhou, no sul da China.

Essa indicação foi possível graças ao empenho da gestão pública, tendo como protagonistas a servidora e médica-veterinária Cassiana Machado e o médico-veterinário Haroldo Greca, responsáveis pelo projeto. Além da Guarda Ambiental de São José dos Pinhais e da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), por meio dos servidores Odevair da Silva Mathias, diretor do Departamento de Promoção e Vigilância, Alessandra Caron, da Divisão de Vigilância Epidemiológica e a bióloga da UVZ, Mariana D´Agnoluzzo.

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.