Servidores da Secretaria Municipal de Segurança (SEMUSEG), participaram agora em dezembro de um treinamento na Universidade Federal de Minas Gerais, no Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP). O treinamento foi viabilizado pelo Ministério da Justiça e faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Gestão Municipal de Segurança Pública (CidadeSusp).

São José dos Pinhais integra a lista dos 20 (vinte) municípios escolhidos para implementação inicial do programa em todo país, sendo o único município do Paraná.  O programa prevê uma série de novas metodologias, equipamentos e tecnologias voltadas para a área de segurança publica

Entre as ferramentas, está uma plataforma integrada de inteligência artificial, cuja finalidade é proporcionar a análise de mais de 130 indicadores para auxiliar na composição de diagnósticos precisos (analisando causas críticas para além dos indicadores de segurança) para criação de planos de segurança municipais estratégicos com atuação articulada e linguagem uniformizada a nível estadual e federal.

Para 2023 a prioridade é incluir a Defesa Social no dia a dia da Secretaria Municipal de Segurança. O desafio é envolver todas as secretarias nas políticas públicas sociais e com isso mudar o patamar da segurança pública do município.