São José dos Pinhais conquista um ouro, uma prata e três bronzes no Campeonato Brasileiro de Xadrez

Publicado em 3 de Maio de 2018 às 16:55

São José dos Pinhais conquistou cinco pódios no Festival Nacional da Criança (FENAC), a principal competição do país para as categorias sub 8, 10, 12 e 14 (Fotos: Divulgação/SEMEL)

Mais uma vez São José dos Pinhais se destacou em uma competição nacional de xadrez. Como uma delegação composta por nove enxadristas, o município conquistou cinco pódios no Festival Nacional da Criança (FENAC), a principal competição do país para as categorias sub 8, 10, 12 e 14. O evento foi realizado entre os dias 28 de abril a 01º de maio, em Florianópolis-SC, e contou com a presença de 248 enxadristas de 17 estados.

No torneio de xadrez convencional, quando cada partida poderia durar até três horas, o campeão sul-americano, Matheus Henrique de Oliveira Salvadego, conquistou o Campeonato Brasileiro sub-12. Já Ana Cavalcanti Wonsovicz de Moraes também fez bonito e ganhou a medalha de bronze na categoria sub-8 feminino.

No torneio de relâmpago, quando cada partida poderia durar até dez minutos, Érika Giovana de Oliveira Salvadego tornou-se vice-campeã brasileira na categoria sub-14. Whytor Rogério de Oliveira e Matheus Salvadego conquistaram o bronze nas categorias sub-12 e 14.

“Mais uma vez, os enxadristas são-joseenses foram fantásticos. Além dos premiados, temos outros atletas que estão entre os dez melhores do país em suas categorias, o que não é pouco! Como por exemplo, o Dimitri Ferraz, a Ana Lia Grebogi e o Daniel Cadamuro. Por isso, agradecemos a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, em especial ao secretário de esportes e lazer, Alessandro Hendler, e ao prefeito Toninho Fenelon, por todo o apoio aos enxadristas do município”, afirma o técnico e Mestre da Federação Internacional de Xadrez, William Ferreira da Cruz.

Já o coordenador de xadrez de São José dos Pinhais, Paulo Virgilio Rios Rodriguez, comemora o resultado. “É realmente gratificante ver tantos enxadristas do município no topo do xadrez nacional. Essas crianças surgem do trabalho realizado nas escolas, que disputam o Circuito Escolar – hoje o maior torneio do país – para depois ingressar nas atividades do Clube de Xadrez. Por isso, essa é mais uma vitória de todos os atletas, pais e professores que fazem o xadrez acontecer em São José dos Pinhais”, afirma Rodriguez.

Ana Lia Grebogi está entre os dez melhores do país em sua categoria

O enxadrista Enrico Machado Juliatto foi um dos atletas são-joseenses que integrou a caravana