22/11/2016

São José dos Pinhais conquista mais um título estadual de xadrez

Delegação de São José dos Pinhais comemora mais um título estadual de xadrez (Foto: Divulgação/Semel)

A delegação de Xadrez de São José dos Pinhais, composta por 35 enxadristas, conquistou no último sábado (19) mais um título paranaense na competição de Xadrez Relâmpago, em concorrida disputa realizada no município de Piraí do Sul, na região Sul do Estado.

Os atletas são-joseenses participaram de dois torneios, um para atletas de oito e 12 anos, onde ocorreram nove rodadas e outro para os atletas de 14 anos em diante, onde ocorreram 11 rodadas. Uma partida de Xadrez Relâmpago pode levar até 10 minutos, sendo cinco minutos para cada jogador conseguir dar xeque mate no seu oponente.

Em uma disputa acirrada, e com pontuação apertada, a equipe de São José dos Pinhais levou a primeira colocação geral com 247 pontos, seguido pelos anfitriões de Piraí do Sul que mesmo com 15 atletas a mais somaram 239 pontos, e em terceiro lugar ficou com Ponta Grossa, com 139 pontos.

O coordenador de Xadrez da Secretaria de Esporte e Lazer de São José dos Pinhais, Paulo Virgilio Rios Rodriguez, destacou que “o título é fruto do trabalho desenvolvido no município, com a parceria desenvolvida com os professores, a seleção de talentos para treinos no Clube de Xadrez e o apoio de toda equipe da Semel, com o secretário Alessandro Hendler e o vice-prefeito eleito, Thiago Bührer, que por mais de três anos esteve à frente do esporte são-joseense, além do apoio dos pais e dos patrocinadores Cooperflux, Terra Viva e FriosLog”.

O atleta Victor Costa Loss descreveu a sua participação emocionado: “Nunca esperava algo desta proporção, apesar de treinar muito, estou surpreso com o título e me sinto realizado com a conquista de campeão paranaense de Xadrez Relâmpago. Estou muito grato a todos que me ajudaram e torceram para que isso se tornasse realidade”, disse o enxadrista.

Victor aprendeu o movimento das peças de xadrez aos cinco anos de idade, na Escola Pilares, onde estudava, e praticou algumas vezes na Biblioteca Pública do Paraná. Porém, somente em 2014 que participou de um torneio no Clube de Xadrez de São José dos Pinhais. “Desde então não parei mais e atualmente frequento o clube todos os dias”, conta. Hoje, com 16 anos, Victor é estagiário do Clube de Xadrez e estuda para ser Engenheiro de Produção.

A delegação de Xadrez contou com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. Além do título geral da competição, os atletas de São José dos Pinhais conquistaram o título estadual individual nas seguintes categorias:

Sub 08 feminino

Ana Lia Grebogi