09/10/2017

São José dos Pinhais abre oficialmente Campanha Outubro Rosa

O evento contou com a presença do prefeito Toninho Fenelon e do deputado federal Leopoldo Meyer (Foto: Divulgação/Sems)

No último sábado (7), dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São José dos Pinhais deram início à Campanha Outubro Rosa, que atua na prevenção e conscientização das mulheres sobre o câncer de mama e de colo do útero. O evento contou com a presença do prefeito Toninho Fenelon; do deputado Leopoldo Meyer; do secretário de Governo, Augustinho Michalizen; do secretário de Saúde, Giovani de Souza; da diretora do Departamento de Atenção Primária em Saúde (Daps), Débora Chemin e da coordenadora do Programa de Saúde da Mulher no Município, Karen Kraft.

“Gostaria de parabenizar os nossos servidores da Secretaria de Saúde pela dedicação em trabalhar no final de semana e possibilitar que muitas mulheres possam realizar o exame preventivo. O câncer de mama e de colo do útero tem mais de 90% de resolutividade se diagnosticado no início. Por isso é importante que se procure receber orientações de como se prevenir”, disse Toninho Fenelon.

O secretário municipal de Saúde declara que a campanha se estende durante todo o mês e reforça a importância que todas as mulheres realizem o exame preventivo. “Nós demos início oficialmente ao Outubro Rosa para lembrar da importância de se prevenir do câncer que mais mata mulheres no mundo. Mas, quem não pôde ir ainda pode procurar a sua Unidade de Saúde mais próxima”, frisa Giovani.

As UBS que realizaram a Campanha no último sábado foram Cristal, Cachoeira, Faxina, Contenda, Ipê, Afonso Pena, Cidade Jardim, Moradias Trevisan, Veneza e Martinópolis (esta não atendeu na UBS, mas na comunidade Vila Nova). Todas as mulheres podem realizar o preventivo na sua UBS mais próxima, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.