No dia 08 de agosto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU),  completa 16 anos de existência. Tempo dedicado a fazer mais de 100 mil atendimentos que com rapidez e profissionalismo, ajudaram salvar muitas vidas.

O serviço foi criado com o objetivo de chegar precocemente à vítima após alguma situação de urgência ou emergência que possa levar ao sofrimento, sequela ou morte. São urgências as situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas dia, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada. O serviço é acessado pelo número telefônico 192 e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

O SAMU em São José dos Pinhais conta hoje com uma estrutura de mais de 100 profissionais, com cinco equipes 24 horas à disposição da população, sendo elas duas Unidades de Suporte Avançado tripulada por: um condutor de veículo de urgência, enfermeiro e médico. E mais três Unidades de Suporte Básico, tripuladas por um condutor de veículos de urgência e técnicos de enfermagem.

Agindo de forma integrada com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar, por meio do Corpo de Bombeiros através do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE). Hoje o foco do seu atendimento são ocorrências clínicas, e não traumas e acidentes, mas agindo em apoio de transbordo caso seja necessário.

Para melhor atender a população, a instituição de São José dos Pinhais, faz periodicamente programas de capacitação para estar cada vez mais preparada para as ocorrências diárias. Os treinamentos seguem a padronização de procedimentos conforme os protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar, estabelecendo um padrão de qualidade a todos os nossos profissionais e a instituíção.

Histórico

São José dos Pinhais e Curitiba foram as primeiras cidades do estado a receber o SAMU

Em julho de 2004, em cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, autoridades locais e federais fizeram o lançamento do SAMU- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, com atendimento nas cidades de Curitiba e São José dos Pinhais.

Caracterizado por uma parceria entre o governo federal, estadual e prefeituras, o serviço pioneiro no estado, iniciou com uma cobertura de 2 milhões de pessoas. Para São José dos Pinhais, foram designadas 3 ambulâncias, sendo duas de suporte básico e uma de suporte avançado.

O SAMU passou a trabalhar integrado com o SIATE, aumentando ainda mais o número de atendimentos de urgências e emergências. Desde seu início, o SAMU São José dos Pinhais passou a realizar ações regionais, atendendo também aos municípios de Tijucas do Sul e Agudos do Sul, fazendo também parte do SAMU metropolitano sendo regulado pela Central 192.

Quando chamar? – O atendimento do SAMU se inicia a partir do contato telefônico pelo número “192”, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita tanto para telefones fixos quanto para móveis. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário. O serviço deve ser acionado nos seguintes casos: ocorrência de problemas cardio-respiratórios, intoxicação exógena e envenenamento, queimaduras graves, ocorrência de maus tratos, trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto, tentativas de suicídio, crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito, quando houver acidentes/traumas com vítimas, afogamentos, choque elétrico, acidentes com produtos perigosos, suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns), agressão por arma de fogo ou arma branca, soterramento ou desabamento, crises convulsivas, transferência inter-hospitalar de doentes graves ou outras situações consideradas de urgência ou emergência.

Durante estes 16 anos de existência em São José dos Pinhais, os profissionais do SAMU trabalharam a favor da vida em cada minuto que passou, parabéns a todos que fizeram e fazem esta instituição acontecer.

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.