Na última segunda-feira (16), as salas de recursos multifuncionais voltaram a atender estudantes de forma presencial. Coordenadas pelo Departamento de Educação Especial, as salas de recursos complementam e potencializam o processo de aprendizagem de estudantes com alguma dificuldade.

O retorno das atividades presenciais acontece de acordo com as normas dos órgãos de saúde e segue uma série de medidas de prevenção ao coronavírus. Além do uso de máscara, os atendimentos são individuais para manter o distanciamento e os materiais didáticos plastificados para a higienização constante com álcool 70%. Para atender as necessidades de cada família, o ensino remoto também continua para aqueles que optaram pelo acompanhamento pedagógico à distância.

As salas de recursos multifuncionais atendem estudantes com deficiência intelectual, física, mental e sensorial, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O trabalho é realizado por 38 professores, em 33 salas, e está disponível para todas as escolas públicas de ensino fundamental – anos iniciais. Cerca de 530 estudantes contam com esse apoio. “A escola faz o encaminhamento por meio de laudo ou avaliação psicopedagógica e o estudante é atendido de acordo com suas necessidades, dentro das habilidades que precisa desenvolver”, explicou Clicie Cancelier, diretora da Educação Especial.

As atividades presenciais têm duração de 45 minutos – excepcionalmente neste momento de pandemia, e acontecem uma vez por semana. “Por mais que o ensino à distância seja de qualidade, são estudantes que apresentam maior dificuldade no processo de ensino e aprendizagem, então os atendimentos nas salas serão fundamentais para suprir necessidades específicas de cada estudante”, destacou Clicie.

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.