07/11/2017

Sala do Empreendedor SJP ganha prêmio Destaque Regional

Vencedores: Vinícius Milan – coordenador de Ambiente de Negócios do Sebrae, Eliezer Cordeiro – agente de Desenvolvimento de Araucária, Leandro Giraldi – agente de Desenvolvimento de Piraquara, Leonardo Costa – coordenado da Sala do Empreendedor de São José dos Pinhais e Marcos Góes – consultor credenciado do Sebrae (Foto: Divulgação/Sala do Empreendedor-PMSJP)

A Sala do Empreendedor da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) da Prefeitura de São José dos Pinhais ganhou o prêmio Destaque Regional no Encontro Estadual de Agentes de Crédito e Desenvolvimento.

O evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Agência de Fomento Paraná, durante os dois dias do Encontro, realizado no município de Faxinal do Céu – PR, contou com palestras, atividades coletivas que foram ministradas aos Agentes de Desenvolvimento e Crédito, além das premiações dos destaques do Estado.

O troféu foi entregue na ultima quarta-feira, 1º de novembro, no encerramento do Encontro, onde em nome da equipe da Sala do Empreendedor, seu coordenador Leonardo Costa recebeu das mãos do diretor do Sebrae o troféu. “A premiação contempla as Salas destaques nas seis regionais do Paraná, o que significa que estamos entre as melhores Salas do Empreendedor de todo o Estado do Paraná”, destacou Leonardo, que na ocasião completou com agradecimentos a toda equipe, ao finalizar dizendo que a conquista desse prêmio contempla o comprometimento da equipe, aliado a um plano de ação construído baseado em ferramentas de gestão e monitoramento, onde foi possível ajustar processos internos, buscando atender de maneira mais ágil e efetiva os futuros e empreendedores formalizados.

Prefeito Toninho Fenelon e a Equipe da Sala do empreendedor da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Foto: Silvio Ramos/PMSJP)

Sala do Empreendedor São José dos Pinhais

Inaugura em 23 de Abril de 2015, a Sala do Empreendedor de São José dos Pinhais tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar nº. 123/06, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, bem como facilitar a abertura de novas empresas e oferecer serviços aos microempreendedores individuais (MEI) como:

– Orientações sobre obrigações do MEI;

– Formalização do Microempreendedor Individual (MEI);

– Alteração de dados do MEI e Baixa;

– Consulta Prévia do Grau de Risco;

– Emissão de Alvará de Funcionamento

– Impressão Certificado do MEI – CCMEI (CNPJ);

– Impressão de Guia de Recolhimento DAS;

– Impressão Relatório de Receita Bruta;

– Declaração Anual do MEI (DASN-SIMEI);

– Orientação à emissão de NFE – serviço (interna Prefeitura);

– Atendimento para profissionalização do MEI pelo Sebrae – consultoria,  cursos e palestras

– Parcerias com Agencia de Fomento Paraná orientações e oferta de crédito,

– Solicitação do parcelamento de dividas do MEI.

Benefícios de ser um MEI

– Previdência Social;

– Impostos reduzidos;

– Emissão de NFe;

– Acesso a crédito diferenciado;

– Orientação, capacitação,

– Poder ter até um funcionário registrado.

Requisitos para Formalização

– Ter atividades permitidas de acordo tabela de atividades do MEI,

– Não ter participação em outra empresa como sócio ou titular
– Realizar anualmente Declaração de faturamento;

– Possuir Receita Bruta anual de R$ 60.000,00,

* Verifique se recebe algum benefício previdenciário (salário-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social). A formalização pode levar ao cancelamento do benefício.

Documentos necessários para formalização de negócios na categoria MEI.

– RG;

– CPF;

– Titulo de Eleitor; / Número da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (caso seja declarante do IRPF);

– Comprovante de endereço,

– Numero da Indicação Fiscal (IPTU) do local onde vai exercer a atividade empreendedora.

Atenção: O MEI não é obrigado a se filiar a nenhuma instituição ou a pagar boletos enviados pelo correio por instituições, associações e/ou sindicatos. Sendo assim, caso receba este tipo de cobrança, não efetue nenhum pagamento.

A Sala do Empreendedor de São José dos Pinhais está localizada anexa a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), na Rua: Dr. Marcelino Nogueira, 702 – Centro.

Horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira.

(Foto: Divulgação/Sala do Empreendedor-PMSJP)