Logo

Portal da Prefeitura


Sacolão Verde: Prefeitura promoveu a troca de mais de 400 toneladas de recicláveis por hortifrutis em 2017

Publicado em 5 de dezembro de 2017 às 15:25

(Foto: Divulgação/PMSJP)

Durante o ano, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEMAG) de São José dos Pinhais, por meio do Programa Sacolão Verde, trocou por hortaliças e frutas mais de 430.560 mil quilos de materiais recicláveis. Ou seja, mais de 430 toneladas de resíduos foram retirados do meio ambiente e destinados para as Cooperativas de catadores de recicláveis do Município. Ao todo, foram realizados 15 mil atendimentos e distribuídas 29.658 sacolas de hortifruti. Na última quinta-feira, 30 de novembro, as atividades do programa foram cessadas e retornam no dia 1º de fevereiro de 2018. Para as cooperativas de catadores.

Ricardo Guilherme Dissenha, diretor do Departamento de Promoção da Produção Primária da SEMAG, considera que o Programa Sacolão Verde é um dos melhores programas desenvolvidos pela Secretaria. “Por meio dele [Sacolão Verde], conseguimos atingir varias frentes; sendo as principais o assistencialismo, oportunizando que famílias carentes tenham uma melhor alimentação, além da preocupação com o meio ambiente, pois hoje; na cidade, o programa é a principal forma de tirar o material reciclável do meio ambiente diminuindo a poluição; e também a produção local de hortifrutis, já que existe uma lei definindo que os produtos que são distribuídos sejam produzidos em nosso Município”, afirma.

Sacolão Verde

Iniciado em 1999, o Sacolão Verde é um programa que consiste na troca de 15 quilos de lixo reciclável por uma ficha que, dois dias depois, pode ser trocada por uma sacola de, no mínimo, seis quilos e com uma variedade de cinco hortaliças, vindas direto do produtor rural de São José dos Pinhais. Todos os munícipes podem participar do programa, sendo o limite de duas fichas (sacolas) por família.

A variedade dos produtos distribuídos varia de acordo com a época do ano. De um modo geral, entre as verduras, legumes, temperos e raízes estão alface; rúcula; acelga; beterraba; repolho; agrião; vagem; berinjela; pepino; couve manteiga; abobrinha; abobora; cenoura; inhame; batata doce; couve flor; brócolis; batata  salsa; milho verde; batata inglesa; cheiro verde; cebola; tomate; salsão; pimentão; rabanete; banana; laranja; caqui; pêssego, ameixa e ponkan.

Os materiais recicláveis aceitos para a troca por hortifrutis são papeis, plásticos, metais e vidros. O Programa Sacolão Verde contribui com a diminuição do volume de lixo que não é separado do orgânico, o qual acabava tendo o mesmo destino do lixo comum.