Sábado aconteceu a premiação dos concursos culturais de literatura e fotografia na FEMULI 2018

Publicado em 12 de novembro de 2018 às 15:27

(Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

Na manhã do último sábado (10) a Feira Municipal do Livro – FEMULI, organizada pela Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, foi palco da entrega dos prêmios referentes ao concurso de Linguagens Culturais – Prêmio de Fotografia Sebastião Côrtes e Prêmio de Literatura Leopoldo Scherner.

Este ano o concurso trouxe o tema “Entre Idas e Vindas: Caminhos para um Trânsito Seguro”. Durante a cerimônia a Banda Marcial do município, sob a batuta do maestro João Carlos, foi uma das atrações da ocasião que entregou os prêmios aos três primeiros lugares de cada categoria do concurso, bem como menções honrosas.

A comissão julgadora do Concurso de Linguagens Culturais foi composta pela artista plástica Kátia Velo, a fotógrafa Evinha Britto, Margareth Poli Pereira, Durce Figueiredo e Josiane Inácio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. Os premiados no Prêmio de Fotografia Sebastião Côrtes foram: em 1º lugar – Luis Alberto Ballin, 2º lugar – Erica R. G. Rocha e 3º lugar – Maria Claudia dos S. E. Formanquevski. Além das menções honrosas da categoria Jovem Fotógrafo: Lauany Cristine da Costa Diniz; Yasmin dos Santos; Gustavo Henrique Cichon; Luíne Emanuele Seidel; Richard Adão Martins; Nathália Vitória Glonek de Oliveira; Rafaela de Souza Gomes, Guilherme Henrique Américo e Cristoffer Adriano Biscaia dos Santos, e os primeiros lugares, respectivamente, do Jovem Fotógrafo: Amanda Gabriela Vieira Bolino, Bryan Mendes dos Santos e Miriã Lima dos Santos.

Já o Prêmio de Literatura Leopoldo Scherner, na categoria Jovem Escritor – Redação contemplou Stephany Monteiro Pichir (1º lugar), Henrique Rafael de Souza (2º lugar) e Rafaela Bergamo em terceiro lugar. Na categoria Poesia os premiados foram Giana Guterres, Maicon Braian P. Ribeiro e Jean Marcos Frandaloso, do primeiro ao terceiro lugar respectivamente, e as menções honrosas: Alessandra Martins de Moura; Jefferson Melo Lopes; Henrique Rafael de Souza, Maria Claudia dos S. E. Formanquevski e Bruno Miguel Pilato.

Já na categoria Conto do Prêmio de Literatura Leopoldo Scherner, os três primeiros lugares ficaram para Franciele Aparecida Nogozeky, Jefferson Melo Lopes e Giana Guterres, e as menções honrosas foram entregues para Christiano Ferreira Nunes e Grazielly de Lima Rodrigues.

O prefeito de São José dos Pinhais – Toninho Fenelon parabenizou a ação da Secretaria e a participação de todos os inscritos e premiados, e destacou a importância de ações como o Concurso de Linguagens Culturais e a FEMULI, “a administração pública trabalha para a população e sabemos da nossa responsabilidade em diversas áreas junto à comunidade, iniciativas como essa premiação e Feira de Livros estimulam as pessoas para a cultura e o conhecimento, e assim como a Educação ajuda na formação da cidadania nos estudantes, acreditamos que a Cultura também é um canal de formação cidadã”, comentou Toninho.

Para o secretário de Cultura do município, Professor Imar Augusto, a realização de mais uma edição dos prêmios de Literatura Leopoldo Scherner e de Fotografia Sebastião Côrtes, além da FEMULI, que nesta edição teve diversos diferenciais e agregou outras manifestações culturais, é uma conquista para a população. Imar agradeceu a equipe da Secretaria, as parcerias e a liberdade de trabalho que a atual gestão dá e comentou “trabalhos com muita dedicação e metas em prol do desenvolvimento da cultura em nossa cidade e do acesso a mesma para a população. Em nossa programação havia a meta, dentro da linguagem cultural de música, de se formar uma orquestra sinfônica do município, e hoje, ao final do segundo ano já temos essa conquista, que será oficializada em uma série de apresentações no próximo mês, na Catedral”, finalizou o secretário.

Presente na ocasião da premiação o deputado federal Leopoldo Meier, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores – Assis Manoel Pereira, o comandante da 1ª Cia da Polícia Militar – capitão Galeski, o secretário municipal de Segurança – Fabiano da Rosa e Monique da Costa Martins – chefe da Divisão de Literatura e Artes da Secretaria Municipal de Cultura, onde todos entregaram os prêmios aos participantes.

(Foto: Edison Renato/PMSJP)