Em cerimônia realizada na noite do último sábado (17), na Usina da Música, a Secretaria Municipal de Segurança (Semuseg) realizou a formatura dos alunos do 1º Estágio de Nivelamento da ROMU – Grupo de Rondas Municipais da Guarda Municipal de São José dos Pinhais (GMSJP).

Com duração de uma semana, o nivelamento tem como principal objetivo identificar e selecionar entre os candidatos aqueles que apresentem as qualidades absolutas do operador ROMU, como conhecimento técnico e tático de ações e equipamentos, controle emocional, disciplina consciente, honestidade, lealdade, liderança, versatilidade, aptidões físicas e irmandade.

Na ocasião receberam certificação quatro alunos que cumpriram todas as etapas do processo do nivelamento. Durante o período de treinamento, os alunos foram submetidos a situações de extrema complexidade técnica e física, que incluem uso diferenciado da força e tecnologias menos letais, operação de choque, armamento e tiro, combate em ambientes confinados, pista de água e corda, aspectos jurídicos da abordagem policial, entre outros.

Cerca de 90% de todas as instruções do estágio foram ministradas por membros da ROMU, sendo somente outros três profissionais convidados. São eles: soldado Ribas, do Corpo de Bombeiros, Marcelo Socorrista, GM Strombék, GM Fernando, GM Camargo, GM Martins, GM Ricardo, GM Rozario, diretor GM Alves, secretário GM Kusch, corregedor GM Tômaz, coordenador de ensino GM Gilmar, coordenador do Estágio de Nivelamento GM Cleverson.

Além dos formandos GM Aparecido, GM Henrique, GM Mendes e GM Wellington, estiveram presentes durante a cerimônia a prefeita, Nina Singer, o vice-prefeito Professor Assis, o secretário municipal de Segurança, Ricardo Kusch e o vereador Delegado Michel.