Após identificar a origem do derramamento (intencional) de óleo, encontrado na noite do último domingo (28/fevereiro), a 16 km da estação de captação de água do Rio Itaqui – localizada no bairro Guatupê em São José dos Pinhais – a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria da Sanepar e do Instituto Água e Terra (IAT), já iniciaram a retirada do óleo do local.

As secretarias municipais de Saúde (Sems) e Habitação (Semhab) também participaram da ação junto à Defesa Civil. O objetivo da operação em conjunto é mitigar os danos provocados, além de apurar as causas do derramamento.

Por se tratar de um crime ambiental, às margens do Rio Itaqui, um boletim de ocorrência foi aberto. Fiscais do Meio Ambiente, funcionários do IAT e da Polícia Civil, investigam o derramamento e tentam localizar os responsáveis, que serão autuados.

Um caminhão pipa coletou o óleo do local que será levado à destinação adequada.

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Divulgação / Prefeitura SJP)