A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT) e do Departamento Municipal de Trânsito, vem revitalizando os bairros com pinturas nas vias e colocação de novas placas de trânsito.

O intuito é revitalizar toda a cidade, avançando por bairros para melhor orientar o condutor quanto às regras de tráfego, proibições, restrições e obrigações. Além de orientar, as placas de trânsito contribuem para minimizar os índices de sinistros (acidentes de trânsito), por isso é fundamental a atenção e o respeito a esses dispositivos, não somente pelo condutor, mas por todos os munícipes.

Muitas vezes a reposição de placas de trânsito ocorre por vandalismos como pichações, furto ou colisões de veículos, os quais acabam amassando ou até mesmo arrancando as placas e os suportes. Constantemente o Departamento Municipal de Trânsito, por meio da Sinalização de Trânsito, precisa realizar reparos nestes dispositivos devido a esse tipo de ocorrência.

Recentemente foi finalizada a revitalização no Jardim Ipê com novas placas de regulamentação e indicação de trânsito.