A fim de constituir um espaço para articulação de conhecimentos e técnicas que garantam a promoção, prevenção e controle de doenças e agravos à saúde da população, o Departamento de Promoção e Vigilância (DPV), da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) de São José dos Pinhais, promoveu na manhã da última quarta-feira (3) o 1º Encontro Metropolitano de Vigilância Sanitária que reuniu, na Câmara Municipal (CMSJP), representantes do Governo do Paraná, e de vários municípios, além da Capital.

Com base na Política Nacional de Vigilância em Saúde – PNVS, instituída em 2018, pela Resolução n.º 588/18 do Conselho Nacional de Saúde – CNS, o encontro além de aproximar técnicos e fiscais que atuam nas divisões de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Saúde do Trabalhador e Sanitária, também proporcionou o compartilhamento de experiências exitosas relacionadas à Vigilância em Saúde.

Documento norteador do planejamento das ações de Vigilância em Saúde, o PNVS define responsabilidades, princípios, diretrizes e estratégias, nas três esferas de gestão do SUS, em conjunto com as equipes de Saúde da Atenção Primária, Secundária e Terciária, de maneira a organizar os serviços que ampliem o acesso da população.

(Por Alexandre Torres Jr. / Foto: Divulgação / Prefeitura SJP)