A Saúde em São José dos Pinhais sempre foi tratada como prioridade pela administração, é por isso que a Secretaria de Saúde tem investido em infraestrutura, capacitações e trocas de experiência com outros municípios e países para melhorar cada vê mais os serviços oferecidos à população.

Com isso os investimentos têm sido concentrados na Atenção Primária, com a implantação de unidades de saúde em locais estratégicos; capacitação de profissionais e educação permanente em saúde; equipamentos e estrutura de acordo com o território onde unidade está instalada; participação ativa da comunidade nos processos, nos investimentos, na inovação e uso de tecnologias leves; projetos com validação comprovada por evidências; e implantação de sistemas de informação informatizados e online.

De acordo com o secretário de Saúde Giovani de Souza essas ações estão sendo possíveis após definição de territórios de saúde, conhecimento sobre os fortes utilizadores do sistema, investimento em pesquisa de usuários que necessitam cuidados intermediários e a rede de atendimento disponível, integração de serviços e processos no trabalho em rede. “Também são fundamentais nesses resultados a Criação do Laboratório Permanente de Saúde, com realização anual, e a 2ª Regional de Saúde através do CRESEMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) que esse anos será em setembro, com participação do SUS”, explica Giovani.

O secretário de Saúde também destaca a participação do município de São José dos Pinhais desde 2017 no Laboratório ítalo-brasileiro de pesquisa e formação participativa em saúde coletiva na Itália. “Está conosco para orientação técnica e desenvolvimento do projeto de intervenção o Professor e Doutor Italiano Ardigó Martino, São José dos Pinhais, com a  implantação do Projeto de intervenção ‘Saúde, Territórios e Atenção Primária’”, disse Giovani.