Recentemente foram instalados os radares e redutores de velocidade em São José dos Pinhais, pontos que foram escolhidos após estudos prévios realizados e então constatada a necessidade de implantação por diferentes motivos, tais como riscos de acidentes ou acidentes já ocorridos, motoristas trafegando com velocidade acima do recomendado para a via, avanço frequente de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres.

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT), destaca abaixo a importância dos redutores de velocidade, que são fundamentais para a diminuição de mortos e feridos graves no trânsito.

• Por que a velocidade é fator principal para óbitos e feridos graves no trânsito?

Quanto maior for a velocidade, menor será o controle do motorista na direção, ou seja, ele terá menos tempo de reação para evitar um sinistro (acidente) de trânsito. As lesões se agravam conforme a velocidade do veículo, quanto maior for a velocidade, menor será a chance de sobrevivência tanto dos pedestres, quanto dos ocupantes de um veículo.

O campo de visão do condutor também é gravemente afetado conforme a velocidade aumenta. Enquanto a 40 km/h o condutor alcança 100% da capacidade de visualização, a 100 km/h seu campo de visão será de apenas 45 graus. Veja no quadro abaixo o ângulo de visão conforme a velocidade:

(Fonte: Velocidade e acidentes de trânsito. Brasília, D.F.: OPAS, 2014.)

Na maior parte dos feridos graves e óbitos por sinistros (acidentes) de trânsito, as lesões se devem as forças e acelerações maiores do que um corpo pode suportar.

Infelizmente, a cultura do condutor brasileiro é transitar acima dos limites da velocidade da via, e isso acontece principalmente em vias urbanas onde o risco de colisões e atropelamentos é muito maior. Mesmo em vias que possuem redutores de velocidade é comum o condutor reduzir no ponto onde há o equipamento e acelerar após a passagem dele. No entanto, é fundamental que seja mantida a velocidade no prolongamento da via, visto que se há um limitador de velocidade, é sinal que em toda a extensão da via há riscos de sinistros (acidentes).

• Por que estabelecer limites de velocidade?

Estudos apontam que velocidades de apenas 5km/h acima da média de 60km/h, são suficientes para dobrar o risco de sinistros (acidentes) fatais. Portanto, velocidades menores representam menor número de mortes e lesões graves, ou seja, é fundamental estabelecer limites de velocidade em vias onde há grande concentração de pedestres, ciclistas, veículos e também aquelas onde há a proprensão para o desenvolvemento de velocidade.

Quanto maior for a velocidade, maior será o tempo necessário para frenagem, ou seja, conforme a velocidade aumenta, a distância percorrida até o ponto de frenagem aumenta também, pois o condutor necessitará de maior tempo para reação até o ponto da frenagem total. Considera-se também que, quanto maior for a velocidade, maior será a energia empregada na absorção do impacto, daí a probabilidade de aumento de mortos e lesionados graves no trânsito.

Veja no quadro abaixo o quanto percorre um veículo até seu ponto de parada, conforme a velocidade empregada:

Excesso de Velocidade

Exceder a velocidade não é apenas ultrapassar os limites da velocidade estabelecidos em determinado trecho da via, pois mesmo dentro dos limites, a velocidade pode ser inapropriada dependendo das condições ambientais, do condutor, de seu veículo, da via ou do trânsito.

Em 90% dos casos, sinistros (acidentes) de trânsito ocorrem por falha humana

A falha humana sempre irá existir, apesar de ser evitável, no entanto, os controladores de velocidade tem como principal objetivo fazer com que estas “falhas” não deixem mortos e nem feridos graves, muitas vezes sequelados para o resto da vida. Ou seja, sinistros (acidentes) podem até ocorrer, mas a baixa velocidade é fator preponderante para não matar e nem deixar gravemente ferida uma pessoa no trânsito, a ponto desta ficar inválida para o resto da vida.