Recorde de participação no Circuito Escolar de Xadrez de SJP

Publicado em 7 de Abril de 2017 às 16:42

O prefeito Toninho Fenelon agradeceu a participação das escolas e anunciou a abertura oficial do evento (Foto: Ademar Marques/PMSJP)

A primeira etapa de 2017 do Circuito Escolar de Xadrez de São José dos Pinhais reuniu 551 alunos de 31 instituições de ensino. O evento, realizado no Ginásio Max Rosenmann, nesta sexta-feira (7), foi o maior torneio de Xadrez já realizado no município. A realização é da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Educação e de Esporte e Lazer em parceria com a Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR).

Na cerimônia de abertura, diversas autoridades estiveram presentes para desejar sorte aos enxadristas, destaque para o Prefeito Toninho Fenelon, para o vice-prefeito Thiago Bührer e para a Secretária de Educação, Emma Karam.  Ainda na cerimônia, a vereadora Mari Temperasso que falou em nome da Câmara Municipal, homenageou com uma placa de mérito o recém Mestre da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e técnico dos atletas são-joseenses, William Ferreira da Cruz.

“Estou muito feliz pelo reconhecimento do município com a minha conquista. Agradeço ao vice-prefeito Thiago Bührer, aos diretores Alessandro Hendler e Norton Leitão, a vereadora Mari Temperasso e ao meu grande amigo, o coordenador de xadrez, Paulo Virgílio Rios Rodriguez, sem o apoio destes, com certeza não seria possível elevar o meu nível e o de todos os enxadristas são-joseenses. Por isso, tenho a convicção de que estamos no caminho certo, eu comecei no xadrez em eventos como o Circuito Escolar, onde não se formam apenas mestres de xadrez, mas também cidadãos exemplares”, conta o Mestre Fide, William Cruz.

O prefeito Toninho Fenelon, que fez a abertura oficial do evento, parabenizou os participantes e disse que o município vai continuar investindo no esporte em todas as modalidades. “Fico feliz ao ver tantas crianças envolvidas neste projeto, que vem crescendo a cada dia em nosso município. Parabéns a todos os participantes e boa sorte neste circuito escolar”, disse o prefeito Toninho.

Para o vice-prefeito, Thiago Bührer, que responde pela Secretaria de Esporte e Lazer, o sucesso do xadrez em São José dos Pinhais se deve a dedicação dos professores e coordenadores e, principalmente, dos professores da rede municipal que adotaram o xadrez na grade curricular dos alunos. “O xadrez nas escolas para nós é um sonho que se tornou realidade, pois sabemos que é uma atividade que ajuda no desenvolvimento e no conhecimento de cada criança”, ponderou o vice-prefeito.

Um dos diferenciais do Circuito Escolar de 2017 foi a mostra pedagógica de xadrez, na qual os professores tiveram a oportunidade de compartilhar o trabalho desenvolvido nas escolas. “O Circuito Escolar é a ponta do Iceberg, o xadrez acontece nas escolas beneficiando milhares de alunos graças ao empenho dos professores, equipe pedagógica e direção. Essa troca de experiências é fundamental para o fortalecimento e ampliação do trabalho. Neste ano, graças ao apoio oferecido pela secretária Emma Karam e toda equipe da secretaria de Educação, diversos projetos estão chegando nas escolas e mais crianças estão aproveitando os benefícios do xadrez”, relata o coordenador de xadrez na Secretaria Municipal de Educação, Professor Vinicius Silva Rodrigues dos Santos.

Além do prefeito Toninho e do vice Thiago Bührer, estiveram também presentes à abertura do evento os vereadores Élcio do Bolinho, Silvio Santo, Pastor Gilmar, Abílio Alves, Mari Temperasso e Juliano Martins, juntamente com os secretários municipais; Cláudio Alves (Comunicação) e Ema Karam (Educação).

A próxima etapa do Circuito Escolar de Xadrez acontece no próximo dia 02 de junho. Confira os campeões da primeira etapa:

1º ANO

AFONSO RIOS DE SOUZA (E.M São José)

ISABEL SANTOS BISPO (E.M Cleonice Braga)

2º ANO

VALMIR BUENO DE MORAIS (E.M Castro Alves)

CAMILA RAMOS JULIATTO (E.M São José)

3º ANO

ENRICO MACHADO JULIATTO (E.M São José)

RAIMILE DE BONFIM DA LUZ (E.M Cleonice Braga Fonseca)

4º ANO

DANIEL CADAMURO DE MOURA (Colégio Acesso)