Com o tema: O SUS na Pandemia e Pós-Pandemia, a Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), iniciou na última quarta-feira (8) a 14ª Conferência Municipal de Saúde que volta a ser realizada, no formato online, nesta quinta-feira (9) a partir das 18h. O encerramento acontece nesta sexta-feira (10).

Por causa da pandemia de covid-19 (novo Coronavírus), a conferência esta sendo transmitida ao vivo pelo YouTube no canal do Conselho Municipal de Saúde. O canal pode ser acessado aqui http://www.youtube.com/channel/UCMkn5zJ3g96fzSMyTAAJJlQ nos dias 08, 09 e 10 de dezembro até às 22h.

A prefeita Nina Singer, o secretário de Governo, Thiago Bührer, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Robson ‘Jamaica’ Vieira da Silva, e a secretária Municipal de Saúde, Giuvana Casagrande, estavam presentes.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Silvio Santo, também participou do evento, que teve ainda a presença do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcelo Hagebock Guimarães.

O diretor da 2ª Regional de Saúde, José Dalmi Dissenha, e a presidente do CRESEMS/RMC – Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde da Região Metropolitana de Curitiba – Adriane da Silva Jorge Carvalho, secretária de Saúde do município de Pinhais, também participou.

Representando toda a Comissão Organizadora da Conferência (formada por conselheiros do Conselho Municipal de Saúde), Elvira Piovezan, também estava presente. Intérpretes de libras fazem a tradução do evento.

O principal objetivo da 14ª Conferência Municipal é oferecer um serviço de Saúde cada vez melhor à população. Para isso, foram realizadas pré-conferências, em toda o município, a fim de ouvir segmentos da sociedade – usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço – em diferentes regiões, apurando demandas e necessidades.

Durante a abertura do evento, dos 111 (cento e onze) delegados inscritos, 91 (noventa e um) estiveram presentes no primeiro dia de conferência, e 88 (oitenta e oito) espectadores simultâneos acompanharam os debates pelo YouTube.

( Por Alexandre Torres Jr. / Foto: Álvaro Matheus Héger / Prefeitura SJP)