Na manhã desta sexta-feira (17), a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, juntamente com autoridades estaduais e do Poder Legislativo municipal, e acompanhada também de profissionais da Saúde, promoveu em ato solene a reabertura da UPA Rui Barbosa.

A Administração Pública, entendendo e respeitando a demanda da população por serviços de saúde mais acessíveis e de qualidade na região, após estudos, reestruturou o prédio que abrigava a Unidade de Atendimento Avançado (UAA), e entregou agora uma unidade de urgência e emergência com capacidade para mais de 300 atendimentos ao dia, com 06 (seis) consultórios e 14 (quatorze) leitos de observação com leitos de emergência, totalmente equipados com respirador e monitor cardíaco. Além de Raio X Digital e Exames Laboratoriais de Emergência, 24 horas por dia.

Durante a solenidade, a prefeita Nina Singer agradeceu o empenho de todos os servidores envolvidos no processo de reabertura. “Não tem como mensurar a felicidade de um dia como hoje, poder entregar essa unidade para a população. Com respeito pelo povo conseguimos sim fazer políticas públicas de qualidade”, finalizou Nina.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde – Robson Jamaica enalteceu a equipe que compõe a UPA Rui Barbosa, pois são profissionais que trabalharam na época do pior cenário da pandemia de Covid-19, e que renderam elogios junto ao Conselho pela qualidade no atendimento. “O Conselho se sente honrado de ter participado da construção do retorno desta unidade como UPA, é um pedido da população sendo atendido pela gestão”, comentou o presidente.

Na ocasião, o secretário de Saúde do município – Julio Cezar Ferreira Batista comentou que foi uma ordem dada pela prefeita e hoje é a concretização da entrega da UPA Rui Barbosa. Afirmou ainda que a Secretaria está aberta para todas as ações e observações que possam contribuir com a melhoria dessa unidade.

O deputado estadual Thiago Bührer também se pronunciou sobre os feitos da atual gestão e sua responsabilidade com o município e os são-joseenses, por meio de diversas ações das secretarias municipais, sendo a reabertura a UPA Rui Barbosa um marco. “Havia esse pedido da população pela reabertura dessa unidade, e que bom que pouco tempo depois da pandemia e o trabalho competente dos profissionais de saúde, conseguimos efetivar essa reabertura, o que irá ainda desafogar o fluxo da UPA Afonso Pena”, destacou o deputado.

Durante a solenidade, o vice-prefeito – Professor Assis comentou sobre a semana de aniversário de São José dos Pinhais, e que entre as festividades, a administração pública dá à população como presente, a devolução da UPA Rui Barbosa. Já a coordenadora da unidade reaberta – Julia Block agradeceu a ação da gestão em reabrir a UPA para a população e enfatizou a qualidade e dedicação da equipe de saúde que irá atuar. Representando a Câmara Municipal, o vereador Paulinho Maradona ressaltou que as famílias dos bairros próximos estão muito felizes com a reabertura, e também parabenizou a gestão e os profissionais de saúde.

O retorno da UPA Rui Barbosa, após seu fechamento em março de 2017, é uma ação de descentralização dos atendimentos de Urgência e Emergência do município, que beneficia a partir de agora a população dos bairros próximos à unidade, diminuindo o tempo de resposta nesse tipo de atendimento, e como outro reflexo positivo, atenua a demanda da UPA Afonso Pena, otimizando também o seu atendimento à população.

Vale ressaltar que preferencialmente os atendimentos de pediatria sejam direcionados para a UPA Afonso Pena, uma vez que essa unidade possui o Pronto Atendimento Infantil. Destaca-se também que em situações de consulta eletivas e crônicas os pacientes procurem suas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pois as UPA’s são para atendimentos de Urgência e Emergência.

Presentes na solenidade: secretários municipais, vereadores, autoridades religiosas e servidores da saúde.

(Fotos: Alvaro Matheus Heger e Sergio Neves Filho / Prefeitura SJP)