Mais uma região de São José dos Pinhais recebeu a pré-conferência da Saúde que está sendo realizada em toda a cidade. Desta vez, foi a região do Quississana, e bairros que abrangem a localidade. Lá, a pré-conferência aconteceu na última quinta-feira (23) e ouviu os moradores da região (usuários dos Sistema Único de Saúde – SUS).

Promovidas pelo Conselho Local de Saúde de cada região, plenárias e pré-conferências estão ouvindo segmentos da sociedade – moradores, trabalhadores, gestores, prestadores de serviços – em diferentes localidades apurando demandas e necessidades. Propostas de quinze (15) eixos temáticos foram aprovadas durante a pré-conferência da região do Quississana.

Agora, as sugestões aprovadas pelo moradores do Quississana (e região) seguem à 14ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada em outubro, nos dia 18, 19 e 20. Na ocasião, delegados que representarão a região na conferência municipal também foram eleitos pelos moradores.

Por causa da pandemia de Covid-19 (novo Coronavírus), a pré-conferência teve restrição no número de pessoas presentes e a utilização de máscara foi obrigatória. Os moradores puderam acompanhar tudo ao vivo pelo YouTube, já que as pré-conferências estão sendo transmitidas online. A 14ª Conferência Municipal também será.

Vigésimo quarto (24º) encontro entre vinte e nove (29) etapas locais que serão realizadas no município, a pré-conferência do Quississana também foi coordenado pela Comissão Organizadora da Conferência Municipal. A comissão organizadora da conferência é formada por conselheiros do Conselho Municipal.

Instância superior com poder deliberativo (Lei nº 8.142/1990), a 14ª Conferência Municipal de Saúde será transmitida ao vivo – em plataforma online – por causa da pandemia de Covid-19.

A transmissão acontecerá a partir das 18h, na data informada, e poderá ser acessada através deste link www.cmsjp.pr.gov.br/tvcamara. Acompanhe e participe.

(Por Alexandre Torres Jr com informações do Departamento Estratégico de Ações em Saúde (Sems) / Foto: Divulgação / Prefeitura SJP)