No mês da valorização da vida, é importante lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde possui um núcleo de Psicologia para dar assistência à saúde mental da população. A equipe de psicólogos está promovendo um plantão psicológico telefônico que tem o objetivo de proporcionar um espaço de escuta e acolhimento para as pessoas que estão passando por alguma dificuldade.

Após a pessoa entrar em contato com o núcleo de Psicologia, a equipe se apresenta e pergunta se a pessoa gostaria de conversar sobre a situação. Ao longo da conversa, o psicólogo vai verificando se a pessoa precisa ou não de um maior acompanhamento. Mesmo para aqueles que não querem ser atendidos naquele momento, a equipe fornece os telefones e pedem para que as pessoas retornem a ligação.

O núcleo de Psicologia serve como um espaço para acolhimento e apoio, principalmente no momento atual no qual as pessoas não estão podendo ter muito contato com amigos e familiares. Assim, todas as pessoas que entrarem em contato com o núcleo, poderão obter todos esses serviços de apoio a saúde mental. 

Caso precise de algum serviço do núcleo de Psicologia da Prefeitura de São José dos Pinhais ligue para o número (41) 3299-8720 ou vá até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Afonso Pena.

Saiba como perceber os sinais de uma pessoa que pretendem cometer suicídio:

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) alertou que a pandemia da COVID-19 pode aumentar o risco para o suicídio. Angústia, ansiedade e depressão somados ao consumo de álcool e abuso de substância podem fazer com que uma pessoa tire a própria vida. Este ano, devido às situações atípicas, é preciso que todos tomem os devidos cuidados com a saúde mental.

A comunicação é a melhor forma para descobrir se alguém próximo a você está passando por algum momento difícil e com a saúde mental abalada. Mesmo com o distanciamento social, é importante estabelecer um contato maior com as pessoas mais próximas e procurar ajuda caso perceba algo de errado. Para saber se uma pessoa está pensando em tirar a própria vida, a OPAS advertiu alguns sinais que podem servir de alerta, como por exemplo:

  • Falar sobre querer morrer, sentir grande culpa ou vergonha ou sentir-se um fardo para os outros.
  • A sensação de vazio, desesperança, aprisionamento ou falta de razão para viver; sentir-se extremamente triste, ansioso, agitado ou cheio de raiva; ou com dor insuportável, seja emocional ou física.
  • Mudanças comportamentais, como fazer um plano ou pesquisar maneiras de morrer; afastar-se dos amigos, dizer adeus, distribuir itens importantes ou fazer testamentos; fazer coisas muito arriscadas, como dirigir em velocidade extrema; mudanças extremas de humor; comer ou dormir muito ou pouco; usar drogas ou álcool com mais frequência. 

Todos essas atitude podem indicar um possível suicídio.

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.