Logo

Portal da Prefeitura


Projeto Socioambiental Parque Linear do Rio Itaqui realiza ações com os coletores de Materiais Recicláveis

Publicado em 12 de dezembro de 2018 às 15:14

(Fotos: Divulgação/PMSJP)

O Projeto Socioambiental do Parque Linear do Rio Itaqui, que faz parte das ações da Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais, vem desenvolvendo ações com coletores de materiais recicláveis, moradores dos bairros Guatupê e Borda do Campo.

Os coletores de materiais recicláveis são agentes de extrema importância para a sociedade. Desempenham papel fundamental nas atividades da coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a preservação do meio ambiente.

Seu trabalho favorece o aumento da vida útil dos aterros sanitários e a diminuição do consumo dos recursos naturais, na medida em que abastece as indústrias recicladoras com a reinserção dos resíduos na cadeia produtiva, em substituição ao uso de matérias-primas virgem.

Pensando na importância deste trabalho, o projeto prevê ações educativas com os coletores de materiais recicláveis. Atualmente a equipe socioambiental vem realizando o cadastro dos coletores residentes na Bacia do Projeto, esta ação ocorre através de visita domiciliar, com um formulário próprio a equipe identifica e faz o cadastro. Na sequência será realizada a capacitação com este público com objetivo de fortalecê-los através de encontros mensais nas áreas de saúde, social, ambiental, familiar e financeira, visando aumentar as oportunidades de trabalho e renda melhorando a qualidade de vida destas famílias.



Tags