14/11/2018

Projeto de descentralização da cultura é sucesso em 2018

(Foto: Aline Bellino/PMSJP)

Durante este ano a Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais bateu o recorde de público em várias dos projetos de descentralização da cultura realizadas. Ao todo foram mais de 100.018 pessoas que prestigiaram as 243 ações executadas até o momento.

As ações de descentralização da cultura são criadas com o intuito de incentivar e aproximar a comunidade da história do município e dos projetos culturais realizados. Segundo o secretário de Cultura, professor Imar Augusto, o plano de ação deste ano da Secretaria foi pautado a partir do projeto de descentralização, “oportunizando eventos para além do centro, aproximando da comunidade”.

A estimativa do secretário de Cultura para o próximo ano é avançar cada vez mais o número de projetos e públicos. “Atender a população e incluir a cultura no dia a dia dessas pessoas, é contribuir para o bem estar da comunidade”, declara o professor Imar Augusto.

Confira as ações de descentralização da Cultura:

Entre os projetos estão o Cada encontro Aumenta um Conto, criado para incentivar a comunidade a dividir histórias, contos e causos do município. Esta ação teve início em março, ocorrendo uma vez por mês em bairros diferentes da cidade.

O Nas Asas da Arte ocorre no Aeroporto Afonso Pena, em parceria com a Infraero. Neste projeto artistas expõem suas obras em um espaço reservado no saguão do Aeroporto, visto que o fluxo de pessoas que passam pelo local é elevadíssima.

A Escola da Cultura e Usina da Música, espaços que oportunizam oficinas culturais gratuitas para a comunidade proporcionaram também durante o ano que os alunos e professores se apresentassem em escolas e eventos em diversas localidades de São José dos Pinhais, além de municípios vizinhos.

As Bibliotecas Municipais realizaram contações de história em instituições de ensino do município. Além desta ação, as Bibliotecas do Parque da Fonte e da Borda do Campo atendem gratuitamente a população de segunda a sexta-feira.

O Museu Municipal atendeu durante o ano grupos de crianças e jovens das escolas do município na Visita Guiada. Nesta ação, que ocorre mensalmente, os participantes conhecem todos os espaços culturais da Secretaria de Cultura com guias do Museu Atílio Rocco.

A Casa da Cultura Polonesa Pe. Karol Dworaczek oferece o contato com o universo dos contos e lendas polonesas a toda a comunidade escolar da rede municipal (CMEIs e Escolas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais), comunidade são-joseense e turistas.

Os arte-bonequeiros da Oficina de Bonecos se apresentam em CMEIs, escolas, colégios e outras instituições de ensino do município e cidades vizinhas.