Projeto Anjos do Bem é tema da roda de conversa no Museu do Boneco Animado de SJP

Publicado em 19 de maio de 2017 às 17:03

O projeto Anjos do Bem já existe há quatro anos: iniciativa de sucesso na recuperação de pessoas em tratamento de câncer (Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

Foi realizada na tarde desta sexta-feira (19), no Museu do Boneco Animado, uma roda de conversa com Mariah Rodak, mentora do projeto “Anjos do Bem”. O evento fez parte da programação de atividades da 15ª Semana Nacional de Museus, promovida em São José dos Pinhais pela Secretaria Municipal de Cultura.

“O projeto Anjos do Bem já existe há quatro anos. Os voluntários entregam bonecas em forma de anjo em hospitais com tratamento de câncer – somente no ano passado passamos de 4 mil anjos entregues em hospitais  e clínicas”, informa Mariah. “Levamos o anjinho até esses lugares para que as pessoas renovem a esperança e a fé na cura, na recuperação. O câncer é uma doença que tem momentos onde as pessoas começam a desacreditar na vida”. “O que fazemos é tentar mostrar que não, acreditar que é possível sim a recuperação e a cura”, disse a coordenadora e idealizadora do projeto.

“Dizer o indizível”

A coordenadora do museu do Boneco Animado, Andrea Moro, lembra que o tema para este ano da 15ª Semana Nacional de Museus é “Dizer o indizível”,  e é justamente o objetivo do trabalho desenvolvido pelo Projeto Anjos do Bem. “O projeto visa dizer o indizível por meio de um boneco. Nem sempre conseguimos expressar carinho e amor para as pessoas com palavras, e o simples ato de se entregar um boneco consegue ir muito além de palavras em um momento difícil, por isso a importância da experiência de hoje;  trazer essa inciativa para que possamos também aqui em São José levar esse projeto incrível para os nossos hospitais e clínicas e contribuir com nosso município e com aqueles que necessitam de apoio”. Foram convidados as equipes da secretaria de cultura, da Oficina de Bonecos, autoridades e toda a comunidade.

Estiveram presentes: o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, o secretário de Governo, Augustinho Michalizen, o secretário de Trabalho, Marcos Setim, a diretora do do Departamento de Ação Cultural, Claudia Lorena, o chefe da divisão de Dramartugia e Música, Robinson Krueger e a equipe e funcionários da Secretaria de Cultura.

Mariah Rodak, mentora do projeto “Anjos do Bem” (Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

Andrea Moro – coordenadora do museu do Boneco Animado (Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

(Foto: Paulo Szostak/PMSJP)