Notícias
25/02/2019

Programa Residência Médica e Residência Multiprofissional formam turmas em SJP

(Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

Na última sexta-feira (22) no auditório do Sesc São José dos Pinhais, a Secretaria de Saúde do município por meio dos programas de Residência Multiprofissional e de Residência Médica, promoveu a formatura de novos especialistas.

Ao todo foram nove áreas contempladas: Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Psiquiatria, Medicina de Família e Comunidade, Ortopedia e Traumatologia, Medicina de Urgência, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Anestesiologia.

Na ocasião, após a apresentação do Coral Melodia, sob a regência do maestro Ricardo Batista da Silva, os residentes receberam seus certificados das autoridades que compuseram a mesa durante a solenidade, sendo elas: o coordenador da Escola de Saúde Pública de São José dos Pinhais – João Rodrigues Neto; a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional – Noeli Maria Rodrigues Alves Santos Hack; o coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) do município – Edimar Leandro Toderke, além da coordenadora do Programa de Urgência e Emergência – Denilsen Carvalho Gomes.

Outros coordenadores dos Programas de Residência Médica também acompanharem os formandos na entrega do certificado. Do Programa de Clínica Médica – Carlos Mauricio Correa dos Santos; coordenador do Programa de Medicina de Família e Comunidade – Adolfo Oscar Gigglberger Bareiro, que também representou o prefeito de São José dos Pinhais – Toninho Fenelon; do Programa de Pediatria – Regiany Paula Gonçalves de Oliveira, coordenadora do Programa de Psiquiatria – Christina de Almeida dos Santos, e o coordenador do Programa de Ginecologia e Obstetrícia – Gilberto Utida.

A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais formou na ocasião a 2ª turma de Residência Multiprofissional em Saúde, que são pós-graduações voltadas para a educação em serviço e destinadas às categorias que integram a área de saúde. No nosso caso, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Farmácia e Serviço Social. Trata-se de um programa de cooperação intersetorial para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade também formou a 8ª Turma no município do Programa de Residência Médica.

Marcelo Gipiella representou o secretário de Saúde – Giovani de Souza, e representando as Faculdades Pequeno Príncipe, sendo também a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional – Profª. Christiane Luiza dos Santos.