O xadrez é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento das capacidades intelectivas, emocionais e sociais e sua introdução na cultura escolar enriquece as experiências de aprendizagem dos estudantes. Acreditando nisso, o projeto de xadrez em São José dos Pinhais passa agora para o status de Programa, com previsão de ações em todas as modalidades da educação do município: Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental e no Programa Ampliando Saberes – PAS.

No primeiro semestre, foram realizados trabalhos junto às professoras do Ensino Fundamental e Educação Especial. No formato on-line, devido às restrições pela COVID-19, aconteceram 12 encontros entre apresentação e formação de professores.

O Programa de Xadrez envolve uma parceria entre diversas Secretarias do município e é coordenado pelas Secretarias de Educação e Esporte e Lazer. “A parceria com a Educação veio para fortalecer os laços do município em prol da educação, do esporte e lazer. Temos parcerias em diversas áreas, mas o xadrez é uma das principais, pois trabalha diretamente com a mente da criança, na formação da criança, na parte cognitiva”, explicou Alessandro Hendler, secretário Municipal de Esporte e Lazer.

Além das formações pedagógicas para o ensino de jogos, o programa prevê a realização de diversos eventos como o Circuito de Xadrez Escolar, o Torneio Itinerante, o Dia do Xadrez na Escola e a Semana do Xadrez.

O secretário Municipal de Educação, Aldrian Matoso, também destacou o trabalho em conjunto entre as secretarias. “Somar forças é o nosso objetivo e essa parceria entre Educação e Esporte está avançando de uma forma muito consistente com esse programa. É gratificante poder retomar o xadrez nas unidades educacionais, principalmente de uma forma estruturada com o Programa de Xadrez”, falou o secretário.

Em São José dos Pinhais há também o Clube de Xadrez, em que os alunos podem escolher participar das aulas nos horários da manhã, tarde ou noite, atualmente somente de forma on-line. Os participantes têm ainda a chance de representar o município em competições estaduais, nacionais e internacionais.