Autorizadas a funcionar em São José dos Pinhais, desde o dia 13 de maio, quando a Prefeitura publicou o Decreto Municipal nº 3.816/20, com todas as medidas preventivas em relação ao combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) – definidas pela Portaria nº 174, de 11 de maio, da Secretaria Municipal de Saúde (Sems) – as academias de ginástica e musculação puderam retomar as atividades no município.

No entanto é preciso reforçar, principalmente aos alunos, frequentadores, colaboradores e aos profissionais da Educação Física, que tanto o número de casos confirmados, quanto o número de óbitos provocados na cidade em decorrência da infecção humana causada pelo vírus (Corona), cresce diariamente e as medidas adotadas pela administração municipal podem ser alteradas a qualquer a momento conforme o avanço da doença.

Entretanto, a Prefeitura salienta que o funcionamento das academias em São José dos Pinhais, ainda depende do comportamento das pessoas e dos índices de contaminação por Covid-19 na cidade e lembra que enquanto não houver uma vacina segura e eficaz contra à Covid-19 as principais medidas de combate à disseminação do vírus continua sendo através do distanciamento social (1,5 m – pelo menos), higienização frequente das mãos com água e sabão, além do álcool em gel 70%, e do uso obrigatório da máscara em locais públicos.

O boletim epidemiológico com os números da doença no município é divulgado diariamente pela Sems no Portal coronavirus.sjp.pr.gov.br . Confira.

Como as academias de musculação e ginástica devem funcionar, em São José dos Pinhais, neste momento ?

Conforme o decreto, fica estabelecida a obrigatoriedade de distanciamento de, no mínimo, 03 (três) metros entre os praticantes, devendo para tanto, se necessário for, haver a readequação dos equipamentos instalados no interior do estabelecimento. Portanto atividades com contato físico (lutas) ainda não estão liberadas devido ao alto risco de contaminação entre seus praticantes.

Somente poderão funcionar as academias com aulas em horários fixos e agendados, devendo ser respeitado um prazo mínimo de 15 (quinze) minutos entre as aulas para limpeza e desinfecção de todos os equipamentos, segundo o decreto.

Outra medida preventiva que deve ser cumprida pelas academias, de acordo com o decreto, é a disponibilização aos praticantes de exercício físicos, professores e colaboradores de álcool em gel 70%, na entrada e demais pontos estratégicos do estabelecimento.

Confira na íntegra o decreto que ainda está vigente e contém todas as informações necessárias ao funcionamento das academias na cidade e ajude o município a combater a propagação da Covid-19.

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Divulgação / Prefeitura SJP)

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.