Logo

Portal da Prefeitura


Profissionais da Educação de SJP participam de Seminário Estadual sobre a Base Nacional Comum Curricular

Publicado em 9 de agosto de 2018 às 16:10

Seminário foi realizado em Foz do Iguaçu, entre os dias 30 de julho e 3 de agosto (Foto: Divulgação/SEMED)

 

Representantes de São José dos Pinhais estiveram presentes no Seminário Estadual de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no estado do Paraná. O evento foi realizado ente os dias 30 de julho e 3 de agosto em Foz do Iguaçu e contou com a participação de 600 profissionais da educação: professores, coordenadores pedagógicos e secretários da educação do estado, dos municípios e dos representantes das escolas privadas e do Ensino Superior do Paraná.

O município de São José dos Pinhais participou com seis representantes da Secretaria Municipal da Educação (Semed): a pedagoga da escola Narciso Mendes e presidente do Conselho Municipal de Educação e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) Paraná Ana Lucia Rodrigues; a diretora geral e articuladora da UNCME Paraná, Marli Patricia Mikrut; as pedagogas Karen Quadrado da Educação Especial, Luciana Cleto da Educação Infantil, e Dhebora Silva e Luzia Bello, do Ensino Fundamental;  que debateram e contribuíram nas discussões das oficinas organizadas pela equipe do Coordenador Cassiano Olegari.

A implementação da BNCC no Paraná é coordenada pelo Comitê Executivo composto pela Secretaria de Estado da Educação, Conselho Estadual de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e pela UNCME Paraná.

A presidente do CME Ana Lucia faz parte do Comitê Executivo do Estado como representante aa UNCME, e afirma: “que a BNCC traz as diretrizes mínimas que todos os municípios e estados devem implementar na educação municipal e estadual. Durante o Seminário, os redatores da SEED e da UNDIME apresentaram como o documento foi construído e receberam as contribuições dos técnicos das secretarias, dos professores especialistas do estado. Também foi importante a participação dos Conselhos Municipais de Educação com o papel de acompanhar e contribuir com o Referencial, que após a versão final, serão encaminhados aos conselhos para análise e homologação”.

Para a Diretora Geral da Semed e Articuladora da BNCC da UNCME PR, Marli Patricia, “os municípios estão discutindo e retomando a construção de seus currículos dentro das novas propostas da BNCC e  a participação de todos é fundamental, para que este processo seja realizado de forma transparente, atendendo as diferenças e realidades locais”.

A secretária municipal de Educação, Ema Karam, relata que “a Secretaria Municipal de Educação está organizando diversas atividades sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de ampliar o debate sobre o documento e de compartilhar informações entre os profissionais da educação, para que estes possam contribuir e sugerir novas  propostas de acordo com o referencial”. Segundo ela, os demais professores e o público em geral também poderão contribuir com  o “Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações” que esta aberto à consulta pública deste o dia 12 de julho até o dia 12 de agosto no site da SEED e da Prefeitura”.