Professores das Escolas Municipais de São José dos Pinhais foram selecionados para o III Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez, organizado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). O evento tem como objetivo a divulgação de pesquisas científicas e a troca de experiências sobre o jogo de xadrez e terá como tema “Xadrez e Sociedade”, abordando o impacto do jogo de xadrez no desenvolvimento social.

O III Encontro Internacional de Pesquisadores de Xadrez teve sua primeira edição em 2019 com a presença de renomados pesquisadores de todo o mundo, dentre eles o autor de livros e pesquisador Fernando Gobet, da Universidade de Londres. Neste ano, um dos grandes nomes é William Bart, pesquisador e professor da Universidade de Minnesota, EUA.

Para esse encontro, foram aprovados 10 (dez) trabalhos, dentre eles, o da professora do CEMITRA Luziane Scariot. Nos anos 2000, ela se destacou com a conquista do prêmio da Fundação Victor Civita (Professor Nota 10) pela realização de um trabalho envolvendo o Xadrez e a Alfabetização.

A professora Raquel de Souza Teles, da Escola Paulo Pimentel, a professora Viviane Aparecida Ferreira e a Pedagoga Mônica Vítola de Souza, da Escola Jorge Nascimento, também foram selecionadas. Elas desenvolveram um trabalho de grande destaque nas escolas, impactando centenas de crianças.

Além das professoras, o encontro terá a participação do ex-aluno da Escola Padre Pedro Fuss e atleta do Clube de Xadrez (CXSJP), Oswaldo Pirola Gonçalves. Graduando em Engenharia de Software, ele apresentará sua trajetória e seus esforços para a construção de um aplicativo de xadrez para sintetizar propostas de ensino e aprendizagem desenvolvidos por professores do município.

Os coordenadores do Programa de Xadrez de São José dos Pinhais também foram selecionados e participarão do evento. Andressa Hilário Dias, Gustavo Horokoski, Paulo Virgílio Rios Rodrigues, Vinicius Silva Rodrigues dos Santos e a graduanda Emily Cerqueira vão compartilhar suas experiências sobre o xadrez do município.

“O Programa de Xadrez em São José dos Pinhais já é uma referência no Paraná e no Brasil. Seu sucesso está diretamente ligado ao trabalho desenvolvido em conjunto com diversas secretarias, embasado em estudos e pesquisas, sempre buscando oferecer um ensino de qualidade”, explica Vinicius dos Santos, um dos responsáveis pelo Xadrez nas escolas.

O encontro acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro, de forma online devido à Pandemia da COVID 19.