(Foto: Divulgação/Prefeitura SJP)

Monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, Procons, Defensorias, Ministérios Públicos e também por toda a sociedade, a plataforma “Consumidor.gov.br” existe como facilitadora de contato entre a empresa e o consumidor. Pensando nisso, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio do Procon Municipal, orienta os consumidores a utilizarem a plataforma.

Com o “Consumidor.gov.br”, o usuário pode se comunicar diretamente com as empresas cadastradas. Nem todas as empresas estão cadastradas na plataforma, mas aquelas que estão, o usuário tem a opção de monitorar as reclamações, como a indicação do número de reclamações finalizadas, índices de solução, satisfações com o atendimento, reclamações respondidas e o prazo médio das respostas.

De acordo com o coordenador do Procon-SJP, Elson de Almeida Ribas Filho, a plataforma é uma excelente forma do consumidor facilitar a comunicação com as empresas. “A plataforma é uma forma de auxiliar os consumidores nos conflitos de relação de consumo com empresas que aderiram ao serviço. O consumidor acessa a plataforma de sua residência, de seu local de trabalho, sem precisar deslocar-se até o Procon. É um  procedimento que possibilita a conciliação direta entre os consumidores e os fornecedores ou prestadores de serviços, o qual antecede a reclamação aos órgãos oficiais, como o Procon”, explica.

Além da plataforma ser uma facilitadora de comunicação, o coordenador enfatiza que o “Consumidor.gov.br” possibilita acordos entre consumidor e empresa. “A plataforma dará à Secretaria Nacional do Consumidor um diagnóstico dos maiores problemas de consumo, para que desta forma, sejam implementadas políticas públicas  em defesa do consumidor”.


Para realizar a reclamação e esperar a resposta da empresa, o usuário deve se cadastrar gratuitamente e relatar sua experiência. As empresas terão um prazo de 10 dias para a resposta. Caso o consumidor não receba a resposta, ele poderá entrar em contato com o Procon de São José dos Pinhais.

O consumidor que desejar utilizar a plataforma pode acessar clicando aqui.

SERVIÇO

O Procon de São José dos Pinhais está localizado no Paço Municipal, Rua Passos de Oliveira, 1101

Mais informações: (41) 3283-6160/ (41) 3282-1065/ (41) 3398-2730

Email: procon@sjp.pr.gov.br