Primeira reunião dos grupos de idosos apresenta cronograma para 2019

Publicado em 15 de março de 2019 às 10:13

(Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

A primeira reunião do ano dos coordenadores e vice coordenadores dos Grupos de Idosos de São José dos Pinhais teve como objetivo apresentar o cronograma de atividades fornecidas pela Secretaria de Assistência Social em 2019.

Entre as atividades apresentadas, encontra-se: o baile das mães e a festa do divino que acontecerá em julho, além das atividades esportivas promovidas durante o ano todo na casa do idoso e das diversas oficinas ofertadas para os grupos.

As atividades proporcionadas pela Secretaria de Assistência Social buscam trabalhar questões de cooperação e interação em prol de uma melhor qualidade de vida dentro desses núcleos. Em São José dos Pinhais há cerca de 55 Grupos de Idosos ativos, eles contam com bailes, bingos, oficinas de artesanato, atividades físicas, entre outras.

O primeiro encontro do ano reuniu cerca de 110 pessoas, incluindo a presença do prefeito Toninho Fenelon, da secretária de Assistência Social – Sônia Arruda e representantes da Secretaria de Cultura, que por meio de parceria ajuda a promover algumas dessas ações para os Grupos de Idosos.

De acordo com o prefeito Toninho Fenelon, a importância desses grupos da melhor idade vai além do lazer oferecido, “as atividades ocupam a cabeça dessas pessoas em um momento, às vezes, delicado. Dentro dos grupos eles fazem amizades e passam a ter pessoas para conviver e conversar”. Ele também reitera a relevância das oficinas de artesanato que possibilitam que os idosos possam ter seu próprio dinheiro. “Cabe ao poder público incentivá-los a realizar essas atividades pensando no bem estar dessas pessoas”.

A secretária de Assistência Social, Sônia Arruda, relata que dentro dos grupos escuta histórias de idosos que antes ficavam em casa sozinhos, já que os filhos trabalham, e acabavam entrando em depressão. “Agora, dentro dos grupos, eles interagem, fazem amizades, e assim deixam de se sentir sozinhos pois passam a ter uma vida social ativa.”

Uma das coordenadoras dos Grupos de Idosos, Maria Aparecida B. Chupel, acredita que “a interação das pessoas dentro dos grupos de idosos proporciona uma elevação na autoestima, além da questão da cooperação e da união, que juntas promovem uma melhor qualidade de vida aos mesmos.”

Para mais informações sobre como participar dos Grupos de Idosos, quais são os pré-requisitos e qual é o grupo de interação mais próximo do seu bairro, acesse o link: