08/02/2019

PREVINA-SE! Vacinas contra a Febre Amarela estão disponíveis nas 27 Unidades de Saúde de SJP

(Fotos: Wellington Medeiros/ Prefeitura de SJP)

Você já tomou a vacina contra a Febre Amarela? A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais orienta a população sobre a necessidade de se imunizar contra a doença. No município não há registros da doença, mas em cidades próximas, como Antonina e Adrianópolis, foram confirmados casos positivos da doença. Até o momento, pouco mais de 2 mil pessoas se imunizaram. É importante lembrar que a vacina é a melhor forma de prevenção e você pode tomá-la em todos as 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São José dos Pinhais.

A Febre Amarela não é transmitida pelo contato entre seres humanos e nem pelo macaco, apenas por mosquitos, é o que explica a veterinária e coordenadora da Unidade de Vigilância em Zoonoses, Cassiana Machado. “A febre amarela é transmitida necessariamente pelo mosquito. O macaco, ele habita em regiões rurais, próximo a rios, na copa das árvores que é aonde fica o mosquito que é o principal transmissor da febre amarela. Então, pelo macaco morar, estar nesses locais, ele é o primeiro a ser acometido pelo vírus da febre amarela, ele é mais sensível, ele acaba sendo um alerta para nós que o vírus ali na região.”

A dose da vacina contra a Febre Amarela é única. São José dos Pinhas recebeu cerca de 8 mil doses da vacina para imunizar a população com idade entre 9 meses até pessoas com 59 anos, 11 meses e 29 dias.  A empresária Claudete Maciel de Souza entendeu a necessidade de se imunizar. “É uma doença fatal e a gente tem que prevenir o quanto antes porque depois que a doença se alastrar é mais difícil de conter, né. Então, aproveitar e fazer antes que seja pior”.

Fique atento. Os sintomas iniciais da Febre Amarela são parecidos com de outras viroses. “Febre repentina, dor de cabeça, náuseas, vômito, calafrio, hemorragias; as formas grave ela vai levar a morte devido as hemorragias, mas o início dela é com febre súbita, dor de cabeça, dor no corpo; sintomas de gripe, sintomas de dengue”, explica a enfermeira do setor de imunização do Departamento de Promoção e Vigilância em Saúde de São José dos Pinhais.

DIA D — no sábado, dia 16 de fevereiro, das 8h30 às 16 horas, todas as Unidades Básicas de Saúde de São José dos Pinhais estarão abertas imunizando a população contra o vírus. Se você não pode tomar a vacina durante a semana, aproveite o Dia D de Vacinação Contra a Febre Amarela e imunize-se na UBS mais próxima.

ALERTA — se você encontrar algum macaco morto ou afastado do bando, entre em contato com a Unidade de Vigilância em Zoonoses, de segunda a sexta, das 8h às 17 horas, pelo telefone 3384-1228. Nos finais de semana, você pode contatar a Guarda Municipal Ambiental por meio dos telefones 153 ou 0800 153 0800. Também está disponível o serviço Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Governo do Estado pelo telefone 99117-3500.

A empresária Claudete Maciel de Souza entendeu a necessidade de se imunizar. “É uma doença fatal e a gente tem que prevenir o quanto antes porque depois que a doença se alastrar é mais difícil de conter, né. Então, aproveitar e fazer antes que seja pior”. (Foto: Wellington Medeiros/PMSJP)
(Foto: Wellington Medeiros/PMSJP)