Prêmio MPT na Escola: Prefeitura premia alunos e escolas em São José dos Pinhais

Publicado em 12 de setembro de 2018 às 16:59

(Fotos: Edison Renato/PMSJP)

Uma cerimônia, que lotou a Câmara Municipal de Vereadores, marcou a entrega do Prêmio Ministério Público do Trabalho (MTP) na Escola. O evento marcou a etapa de um trabalho realizado nas escolas onde foram envolvidos cerca de 34 mil alunos, professores, educadores, pedagogos, diretores e demais servidores, por meio de ações promovidas pela Secretaria de Educação (Semed) e, parceria com a Secretaria de Assistência Social (Semas) – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

O prefeito Toninho Fenelon ressaltou que a educação é o caminho para se chegar à  sociedade que todos sonham. “Devemos garantir o direito das crianças e combater a evasão escolar”, comentou o prefeito elogiando o trabalho da Semed e dos seus servidores. “Estou feliz em ver que a nossa educação está melhorando, pois esse é o caminho para que nossas crianças e nossa sociedade tenha um futuro melhor”.

A secretária de Educação Ema Karam agradeceu a participação dos alunos e professores. “O trabalho desenvolvido nas escolas, além de conscientizar crianças e adultos, contribui para a melhoria da Educação, uma vez que envolve e motiva alunos e professores a desenvolverem a conscientização sobre o tema”.

Presente no evento, a secretária de Assistência Social Sônia Arruda, lembrou que o combate ao trabalho infantil não é uma tarefa fácil. “Tem pessoas que defendem o discurso de que é melhor uma criança trabalhar do que estar na rua, mas a criança não deve nem trabalhar e nem estar na rua, pois ela deve ser protegida pela família e ter acesso à aos seus direitos”, disse a secretária.

Em nome do Legislativo o vereador Abilio Alves parabenizou os participantes, destacou o combate ao trabalho infantil e a defesa do direito das crianças e o respeito aos professores.

O Prêmio MPT da Escola “A Escola no combate ao Trabalho Infantil” consiste na avaliação e premiação dos trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas que participaram do Programa MPT na Escola, que acontece em todo território nacional, e que tem por objetivo fomentar a participação das crianças nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil.  A abordagem do tema, nos trabalhos inscritos, tomou como parâmetro a legislação nacional e internacional, respeitando os princípios da proteção integral e da prioridade absoluta dos direitos da criança e do adolescente.

Após destacar todo o trabalho desenvolvido na temática, a coordenadora do Programa MPT na Escola, a professora Aline Marques de Oliveira, anunciou os vencedores  da etapa municipal. Confira:

4º ANO LINKS SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 2018

5º ANO LINKS SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 2018

classificação 4º ANO

classificação 5º ANO

CLASSIFICAÇÃO QUARTO ANO

CLASSIFICAÇÃO QUINTO ANO

Presenças

Também prestigiaram o evento os vereadores Silvio Santo, Edson Dangui, o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Olímpio Ferreira Neto.