Notícias
03/11/2014

Premiação dos campeões marca encerramento da Taça Paraná de Voleibol

A equipe feminina sub-21 de São José dos Pinhais conquistou o  título inédito na Taça Paraná ao vencer o Flamengo na final (Foto: Heuler Andrey/DiaEsportivo)

 

O maior campeonato de base do voleibol brasileiro teve seu encerramento neste domingo (2) marcado pela premiação das equipes campeãs em São José dos Pinhais. A 14ª edição da Taça Paraná de Voleibol, realizada entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, atraiu quase dois mil atletas representando 125 equipes de nove Estados brasileiros, além de uma grande multidão que lotou os seis ginásios de esporte do município durante as competições.

A festa de encerramento, realizada no Ginásio Poliesportivo Max Rosenmann, no bairro Afonso Pena, foi um momento marcante para os atletas das categorias Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-21, com a presença da bicampeã olímpica e líbero da Seleção Brasileira, Fabi, gentilmente convidada para o evento. “Estar aqui é um dever. Mais que isso, é um prazer contribuir de alguma forma para incentivar nossos jovens a praticar voleibol. Daqui certamente sairão muitos atletas para a seleção brasileira. Estou muito feliz por ver essa criançada toda. Eu também participei de campeonatos de base lá no começo, pena que a Taça ainda não existia. Isso certamente teria feito parte da minha história”, disse Fabi, que também elogiou a organização do evento. “Vejo que tudo está correndo bem, muito bem organizado. Hoje temos uma escassez de campeonatos nacionais das categorias menores e aqui, através do esporte, certamente teremos atletas e cidadãos muito melhores”, afirma.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer de São José dos Pinhais, Thiago Bührer, a realização da Taça Paraná 2014 valorizou ainda mais o esporte são-joseense. “Somos conhecidos em todo o país como a cidade-sede dos maiores eventos esportivos porque oferecemos toda comodidade e infraestrutura durante a realização das competições, e a Taça Paraná de Voleibol não foi diferente. Por isso, em nome do prefeito Luiz Carlos Setim, quero agradecer a participação de todas as delegações, seus representantes e técnicos e, ao mesmo tempo, parabenizar as equipes vencedoras”, disse Thiago Bührer.

A organização da Taça Paraná de Voleibol em São José dos Pinhais foi elogiada pelo superintendente da Confederação Brasileira de Voleibol, Neuri Barbieri, que comemorou o sucesso do evento. É uma alegria enorme saber que por mais um ano a Taça Paraná foi um sucesso. Tivemos jogos de elevado nível técnico e sei que muitos treinadores de clubes e até das seleções de base estiveram aqui em São José dos Pinhais observando os atletas. Tenho certeza que daqui sairão grandes craques para o futuro do voleibol brasileiro”, ressaltou Barbieri.

Além das autoridades do esporte, o evento contou também com a presença das comissões técnicas das equipes participantes, representantes de empresas patrocinadoras da competição, do secretário de Estado do Esporte e Turismo do Paraná, Diego Gurgacz, presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná, Antônio Branco, presidente da Federação Paranaense de Voleibol (FPV), José Francisco Macedo, secretário de Esporte e Lazer de São José dos Pinhais, Thiago Bührer, e do diretor geral da secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) de São José dos Pinhais, Alessandro Hendler.

São José dos Pinhais e o título inédito

A equipe anfitriã, pela categoria Sub-21 Feminino, conquistou na manhã deste domingo (2) o título inédito na Taça Paraná, além da atleta Maiara Cristina Basso sendo eleita como uma das melhores jogadoras na quadra. O treinador da equipe, Alex Paiva, disse que a conquista do campeonato compensou o ano inteiro de trabalho. “Estávamos com a cabeça na Taça Paraná desde o começo do ano. Este é o nosso primeiro título na competição que veio brindar a grande atuação dessa equipe. Vencemos uma das escolas mais tradicionais do vôlei brasileiro e isso nos enche ainda mais de alegria. É o último ano delas e tinha que ser assim, nos últimos anos sempre batemos na trave. Agora vamos dar uma acalmada, descansar porque a noite o churrasco promete”, disse o treinador.

Classificação

Na manhã de domingo, oito jogos foram decisivos em São José dos Pinhais com os confrontos que definiram os campeões da 14ª edição da Taça Paraná de Voleibol.

Na categoria sub-14 feminino, a equipe do Botafogo ficou com o título ao vencer por 3 sets a 2 a equipe do Fluminense. Na decisão do terceiro lugar, a FUBE, de Santa Catarina, conquistou o bronze ao derrotar por 2 sets a 0 a equipe do Flamengo. Na sub-14 masculina o título inverteu de lado e ficou com o Fluminense, que no “repeteco” das finais vingou as meninas rubro-negras ao vencer os botafoguenses por 3 sets a 0. O bronze ficou com a equipe do Sogipa, do Rio Grande do Sul, ao derrotar o Flamengo por 2 sets a 1.

Na categoria sub-16 domínio absoluto da equipe do Tijuca Tênis Clube. No feminino as meninas derrotaram as conterrâneas do Flamengo por 3 sets a 1, enquanto que a terceira colocação ficou com o Fluminense ao derrotar o Círculo Militar do Paraná por 2 sets a 0. No masculino da categoria sub-16 o título do Tijuca veio após vencer os paranaenses do Águia/Neo Master por 3 sets a 0. A terceira posição ficou com a AVP/Dental Uni do Paraná, que derrotou o Colégio Sinodal do Rio Grande do Sul por 2 sets a 1.

Na categoria sub-18 feminina quem levou a melhor foi o Fluminense, que na final derrotou por 3 sets a 0 a equipe do CML/Avates, do Rio Grande do Sul. O bronze ficou com as gaúchas do GNU que venceram o Flamengo por 2 sets a 0. Na decisão da categoria masculina, o primeiro lugar foi para os paulistas do São Caetano ao derrotar por 3 sets a 2 os gaúchos da Sogipa. O bronze da categoria ficou com o Minas Tênis Clube, que derrotou o ADV/Marisol de Santa Catarina por 2 sets a 1.

Finalmente, a categoria Sub-21, a que mais se aproxima do nível profissional, as meninas da casa (São José dos Pinhais) fizeram bonito e ficaram com o título ao vencer por 3 sets a 1 a forte equipe do Flamengo. A terceira colocação da categoria ficou com o Minas Tênis Clube, que derrotou o Brasília Vôlei por 2 sets a 1. No masculino, o título ficou com a equipe do SESI/Vila Leopoldina que derrotou o Sada/Cruzeiro por 3 sets a 0. O Sesi/Santo André ficou com o bronze ao derrotar por 2 sets a 1 o ACE/Nova Geração de Bragança Paulista.

No ano passado foi o Sada/Cruzeiro quem ficou com o título ao derrotar pelo mesmo placar os atuais campeões. O fato foi lembrado pelo técnico campeão do Sesi, Gersinho. “Ano passado o Sesi venceu o Sada na chave mas perdeu a final por 3 a 0. Esse ano o Sada venceu o Sesi na chave mas perdeu por três a zero na final. Acho que o jogo poderia ser um pouco mais equilibrado, o adversário sentiu a recepção, nós também pecamos no terceiro set. No final nossa equipe fez valer a experiência, já que somos um pouco mais velhos”, avaliou. E não vai dar nem tempo de comemorar muito. “Agora vamos curtir o título e ainda hoje cair na estrada. No final de semana já temos a fase final do paulista e agora é focar para continuarmos bem na competição”, comemorou Gersinho.

A Taça Paraná de Voleibol é organizada pela Prospection Eventos e realizada pela Federação Paranaense de Voleibol. A 14ª edição do torneio contou com apoio da Secretaria de Esporte do Paraná, Confederação Brasileira de Voleibol e Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

 

RESULTADOS

Sub-14 Feminino

  1. Botafogo (RJ)
  2. Fluminense (RJ)
  3. Fube (SC)
  4. Flamengo (RJ)

 

Sub-14 Masculino

  1. Fluminense (RJ)
  2. Botafogo (RJ)
  3. Sogipa (RS)
  4. Flamengo (RJ)

 

Sub-16 Feminino

  1. Tijuca Tênis Clube (RJ)
  2. Flamengo (RJ)
  3. Fluminense (RJ)
  4. Círculo Militar (PR)

 

Sub-16 Masculino

  1. Tijuca Tênis Clube (RJ)
  2. Águia/Neo Master/Café Lontrinha (PR)
  3. AVP/Dental Uni (PR)
  4. Colégio Sinodal (RS)

 

Sub-18 Feminino

  1. Fluminense (RJ)
  2. CML/Avates (RS)
  3. GNU (RS)
  4. Flamengo (RJ)

 

Sub-18 Masculino

  1. São Caetano/Abrapefe (SP)
  2. Sogipa (RS)
  3. Minas Tênis Clube (MG)
  4. ADV/Marisol/FME (SC)

 

Sub-21 Feminino

  1. São José dos Pinhais (PR)
  2. Flamengo (RJ)
  3. Minas Tênis Clube (MG)
  4. Brasília Vôlei (DF)

 

Sub-21 Masculino

  1. SESI/Vila Leopoldina (SP)
  2. SADA/Cruzeiro (MG)
  3. SESI/Santo André (SP)
  4. ACE/Nova Geração/Bragança (SP)

 

legenda 02
Fabi – bicampeã olímpica e líbero da Seleção Brasileira, ao lado do secretário de Esporte e Lazer, Thiago Bührer (Foto: Divulgação/Semel)
14º TAÇA PARANÁ DE VÔLEI
Equipe são-joseense sub-21 campeã da Taça Paraná (Foto: Heuler Andrey/DiaEsportivo)