Visando à substituição e modernização do parque de iluminação pública do município, a Prefeitura de São José dos Pinhais vai realizar uma Audiência Pública para abertura de procedimento administrativo para parceria Público-Privada na próxima quinta-feira (13/08). A Audiência Pública será na Câmara de Vereadores, apenas com transmissão pela TV Câmara, com intenção de evitar aglomerações, devido à pandemia do novo coronavírus.

O objetivo é substituir a iluminação pública por luminárias com tecnologia LED gerando uma economia superior a 50% nos custos referentes à energia elétrica.  A substituição de todo parque de iluminação pública de São José dos Pinhais se dará por meio de contratação de uma empresa dentro do modelo de Parceria Público – Privada (PPP), incluindo substituição de todas as luminárias instaladas.

Justificativa

Segundo estudos elaborados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE, o município possui hoje um parque de iluminação com lâmpadas de baixa eficiência e baixo tempo de vida útil, resultando em uma cidade mal iluminada, com constantes problemas de manutenção e consumo de energia em comparação com a quantidade de luz fornecida.

A parceria público-privada, vem atender essa demanda, sendo da responsabilidade do investidor privado implementar a modernização  de todo o parque  de iluminação pública  de São José dos Pinhais, não onerando o município,  já que sua remuneração será com base no percentual da economia de energia gerada.

Lâmpadas de LED

Ao contrário das lâmpadas fluorescentes, as lâmpadas de LED são sustentáveis, já que não contêm nenhum elemento poluente ou contaminante ao meio ambiente. Outro benefício do LED é seu baixo consumo de energia, o que gera economia. E por gerar uma iluminação mais forte, também contribuí para a segurança pública.

Data: 13/08/2020

Horário: 19h

Local: Câmara dos Vereadores (apenas com transmissão da TV Câmara, devido à pandemia do novo coronavírus)

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.