Logo

Portal da Prefeitura


Prefeitura vai promover capacitação de professores para ensino de xadrez

Publicado em 17 de fevereiro de 2017 às 15:07

Objetivo das secretarias de Esporte e Educação é levar o xadrez a todas as escolas da rede municipal (Foto: Divulgação/Semel)

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio das Secretarias de Esporte e Lazer (Semel) e de Educação, irá realizar o curso de capacitação de professores para a modalidade de xadrez nas escolas do município. Além disso, a capacitação envolve também o Circuito de Xadrez Escolar e o Circuito Itinerante de Xadrez e conta com o apoio da Federação de Xadrez do Paraná (Fexpar).

Segundo o professor e coordenador da modalidade na Semel, Paulo Virgílio Rios Rodriguez, a interação dos estudantes da rede municipal com este tipo de esporte é uma forma de desenvolver a capacidade de concentração e o raciocínio lógico, aguçar a memória, melhorar a auto-estima, trabalhar a paciência, entre outros. “Nosso objetivo é ensinar as educadoras todos os benefícios da prática do xadrez e os seus métodos de ensino para que sejam repassados aos alunos e, certamente, no futuro teremos, além de melhores notas, grandes campeões nesta modalidade”, diz Rodriguez.

A capacitação para o ensino de xadrez, em 2017, acontecerá em quatro encontros nos períodos da manhã (08h às 11h30) e tarde (13h30 às 17h). O primeiro encontro está marcado para o dia 31 de março. Além da capacitação, os professores de xadrez terão a oportunidade de participar do Circuito Escolar de Xadrez, evento que envolve mais de 600 alunos de mais de 40 instituições de ensino público e privado de São José dos Pinhais. As etapas do circuito estão prevista para os dias 7 de abril, 9 de junho, 4 de agosto e 27 de outubro.  A premiação final está marcada para dia 8 de dezembro, na Câmara Municipal. “Os quatro encontros serão suficientes para que as participantes possam aprender o necessário para repassar aos seus alunos”, conclui o professor Rodriguez.

O vice-prefeito de São José dos Pinhais, Thiago Bührer, que também responde pela Secretaria de Esporte e Lazer, ressaltou a importância do projeto e valorizou a iniciativa. “Capacitar mais profissionais levando o xadrez às escolas vai estimular as crianças à prática de uma modalidade saudável, que vem crescendo a cada ano em nosso município. Investir na educação estimulando novas técnicas de ensino, como a capacitação do xadrez nas escolas, é uma das metas do nosso prefeito Toninho Fenelon”, disse o vice-prefeito.

Circuito Itinerante

O Circuito Itinerante visa levar um torneio maior para as escolas tem o projeto de ensino de xadrez, oportunizando aos alunos que fazem parte do projeto participar de um grande torneio. A primeira etapa já esta definida para o dia 4 de março na Escola Municipal Castro Alves.