Prefeitura SJP promove capacitação para empresa de trabalho socioambiental

Publicado em 9 de março de 2018 às 16:06

(Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

No início desta semana, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio de diversas secretarias municipais, iniciou um ciclo de capacitação para a equipe da empresa Espaço de Vida, que executará o trabalho socioambiental do Parque Linear do Rio Itaqui.

O curso que vai até o dia 14 de março tem dentre seus objetivos contribuir para a sustentabilidade socioeconômica e ambiental do local, onde se faz necessário a consolidação e fortalecimento o trabalho social com as demais políticas públicas, através dos seus serviços na bacia hidrográfica do Rio Itaqui.

Segundo a Prefeitura, além de ser uma ação de importante relevância para a comunidade, a ação articulada entre as secretarias no desenvolvimento do projeto, tem como uma das principais metas o aumento da qualidade de vida dos moradores da bacia hidrográfica do Rio Itaqui

O projeto do Parque Linear do Rio Itaqui, em sua construção visa ações intersetoriais para alcançar os objetivos já citados, desta maneira conta com estratégias como essa capacitação da equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto socioambiental, que está ligada aos parceiros do projeto, como a Sanepar, e as secretarias municipais de Meio Ambiente; Educação; Habitação; Saúde; Assistência Social; Urbanismo; Governo; Agricultura e Abastecimento; Comunicação; Cultura; Esporte e Lazer; Viação e Obras Públicas; Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab) e Secretaria de Segurança.

Dentro do conteúdo da capacitação, que acontece em sua maioria na sala de reuniões do Parque São José, os participantes estão tendo contato com a estrutura do projeto do Parque Linear do Rio Itaqui, conhecendo o cronograma de obras e demais ações, visitas nos locais onde há intervenções da administração pública, os serviços prestados pelas secretarias municipais, além da construção de grupos de trabalho para o desenvolvimento de relatórios e documentos periódicos.

Durante o início da capacitação o prefeito Toninho Fenelon esteve presente para acompanhar a ação, assim como o secretário de Meio Ambiente, Áriston Ghidin.

Serviço

O Rio Itaqui, é um afluente da margem esquerda do Rio Iguaçu, drenando uma área de aproximadamente 43 km², totalmente contida no perímetro urbano do município, demarcando o limite entre o Município de Piraquara e São José dos Pinhais. Tem sido o receptor natural dos resíduos sólidos lançados, direta ou indiretamente, no seu corpo d’água, além dos afluentes dos esgotos sanitários de origem doméstica e demais atividades desenvolvidas na bacia contribuinte. Ao longo dos anos, o avanço do processo de urbanização resultou na ocupação das margens do rio por edificações, que se encontravam irregulares perante a legislação (Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente n°. 369/06, Lei Federal n°. 4.771/65) e sujeitas à enchentes periódicas e suas conseqüências: perdas materiais, incidência de doenças de veiculação hídrica, entre outros.

Diante do exposto, o município desenvolveu obras e ações objetivando solucionar os problemas de macro e micro drenagens que afetam a bacia hidrográfica do Rio Itaqui devido às condições adversas criadas ao longo das últimas décadas quanto ao uso e ocupação do solo urbano, ao meio ambiente e, principalmente, quanto às condições de vida dos moradores ribeirinhos.

(Foto: Paulo Szostak/PMSJP)