Logo

Portal da Prefeitura


Prefeitura realiza recadastro para a castração de pets

Publicado em 11 de agosto de 2017 às 16:11

Donos de animais beneficiários de programas sociais terão prioridade (Foto: Divulgação)

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza nos próximos meses o recadastramento dos beneficiários já inscritos no Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina, assim como novos cadastros iniciais.  O Programa tem como objetivo controlar a população de cães e gatos do Município por meio da castração e microchipagem destes animais.

“O recadastramento será um procedimento essencial para que os beneficiários já cadastrados continuem a participar do Programa”, informa o secretário de Meio Ambiente Áriston Ghidin.

Nesse novo contexto, os munícipes inscritos no Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social terão prioridade no atendimento das castrações. Sendo assim, as pessoas que participam de algum Programa Social, quer seja do Governo Federal, do Estado ou do Município, terão preferência no atendimento.

O recadastramento, assim como o cadastro inicial, será feito pelo Setor de Defesa Animal, que é responsável por esta etapa. Para fins de recadastramento, além dos documentos já solicitados quando do cadastro no Programa pela primeira vez, será solicitado também o número de identificação social (nº do NIS) existente no Cadastro Único.

É importante salientar que além do cadastro, os proprietários residentes no Município e que desejam castrar os animais deverão passar pelas seguintes etapas obrigatórias, que são elas:

– Comparecer ao mini-curso sobre guarda responsável, onde são abordados temas como o bem estar dos animais e os cuidados devidos que devem ser tomados no período pré e pós cirúrgico;

– Encaminhar seus animais para uma avaliação clínica, onde é avaliado se os animais estão aptos, ou seja, sem doenças, e no caso das fêmeas, que não estejam no cio ou em gestação;

– Preenchido todos estes requisitos, o animal é então submetido ao agendamento da cirurgia.

Para participar do cadastro os interessados poderão ligar para o Setor de Defesa Animal pelo telefone (41) 3398-2694 e obter maiores informações.

 



Tags