Com o objetivo de fortalecer e difundir a prática do xadrez no município, a Prefeitura de São José dos Pinhais realizou nesta sexta-feira (24), a 1ª Etapa do Circuito Escolar de Xadrez. O evento aconteceu no Ginásio Max Rosenmann e reuniu estudantes de Escolas Municipais, Colégios Estaduais e de unidades da rede particular.

O Circuito de Xadrez é organizado pelo PMAX – Programa Mente Ativa de Ensino e Aprendizagem do Jogo de Xadrez, uma parceria das Secretarias de Educação, Esporte e Lazer, Cultura e Assistência Social. Ao todo, mais de 50 instituições de ensino e mais de 700 alunos inscritos estiveram presentes.

Um número expressivo de participantes que representa a força do xadrez na educação municipal e que ganha cada vez mais adeptos: a modalidade já é praticada por mais de 20 mil estudantes. Uma ferramenta de ensino e aprendizagem fundamental para o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas, psicológicas, emocionais e sociais.

“Junto com a secretaria de Educação formulamos esse projeto para que o xadrez seja inserido em nossas escolas municipais e seja praticado por toda comunidade. É para vocês e com vocês que queremos fazer uma gestão com cada vez mais qualidade de ensino, estrutura adequada e trabalhando muito para um futuro melhor, incentivando e desenvolvendo o esporte junto com nossas crianças”, destacou a prefeita Nina Singer.

Na ocasião também foi sancionada a Lei 4.001/2022 que dispõe sobre o incentivo à aprendizagem e prática do Jogo de Xadrez na Educação, na Cultura, nos espaços de atuação da Assistência Social e nos Centros e Núcleos de Esporte e Lazer do município.

O Circuito Escolar de Xadrez 2022 terá mais duas etapas. Elas estão marcadas para os dias 19 de agosto e 04 de novembro.

Estiveram presentes: o secretário de Educação, Aldrian Matoso; o secretário de Esporte e Lazer, André Gabardo; a secretária de Assistência Social, Juliana Saraiva; o diretor da secretaria de Cultura, Leonardo Mansur; os coordenadores do PMAX na Educação, Vinicius Santos e Andressa Hilário Dias; os coordenadores do PMAX no Esporte, Paulo Virgilio e Gustavo Horokoski; o mestre internacional de xadrez, William Cruz; servidores; entre outros.

O Circuito Escolar de Xadrez conta ainda com o apoio da Federação de Xadrez do Paraná – FEXPAR, do SESC, e das empresas Cooperflux, Luson e Plásticos Perin.

(Fotos: Alvaro Matheus Heger / Prefeitura SJP)