Prefeitura realiza mais três Pré-Conferências nesta semana

Publicado em 6 de junho de 2017 às 16:20

(Foto: Divulgação/SEMS)

Mais três Pré-Conferências de Saúde serão realizadas nesta semana. Amanhã, quarta-feira (07), o evento acontece no Guatupê, no Colégio Municipal Jorge Nascimento; na quinta (08), será realizada a Pré-Conferência na Igreja da Contenda e sexta-feira (09) é a vez dos moradores da Região da Borda do Campo participarem. O objetivo dessas reuniões, organizadas pela Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, é levantar demandas e discussões sobre a saúde pública e apresentá-las na XI Conferência Municipal da Saúde, que acontece nos dias 30 de junho e 1º de julho na Academia da Polícia Militar no Guatupê.

Essas demandas, aprovadas na Conferência, definem as diretrizes e propostas de trabalho para os próximos quatro anos (2018/2021). Também são elaboradas propostas para representar o Município nas próximas etapas da Conferência, estadual e nacional, respectivamente. Neste ano, o tema da Conferência da Saúde é Entendendo e Construindo o SUS com qualidade.

Para desenvolver as propostas que serão encaminhadas para a XI Conferência, os participantes são divididos em grupos e devem criar cinco propostas dentro dos 14 eixos que estão sendo trabalhados. São eles: o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde; a qualificação da rede Mãe São-Joseense; a qualificação da Rede de Urgência e Emergência; o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde Mental; o fortalecimento da Rede de Saúde Bucal; a implantação da Rede de Saúde do Idoso; a melhoria do Acesso e do Cuidado às Áreas de Atenção Inclusivas e Pessoas com Deficiência (PcD); a melhoria da Atenção Especializada e da Regulação do Acesso aos Serviços do SUS; o fortalecimento da Assistência Farmacêutica; o fortalecimento da Vigilância em Saúde (Ambiental, Epidemiológica, Sanitária e Segurança e Saúde do Trabalhador); o fortalecimento da Escola de Saúde Pública de São José dos Pinhais; Ouvidoria como Instrumento de Gestão e Cidadania; a Qualificação do Controle Social do SUS e o fortalecimento e qualificação do Hospital Municipal e Maternidade de São José dos Pinhais (HMMSJP).

Representantes de movimentos sociais organizados, como associações e igrejas; trabalhadores da área de saúde e prestadores de serviços de saúde e população em geral estão convidados a participar das reuniões.

Confira abaixo as próximas:

07/06 – Quarta-feira

Local: Colégio Municipal Jorge Nascimento (Região Guatupê: Rua João Fraga Neto, 2901), às 19h

08/06 – Quinta-feira

Local: Igreja da Contenda (Região São Marcos Rural), às 19h