Prefeitura realiza evento pelo Dia Mundial de Combate à Aids

Publicado em 29 de novembro de 2018 às 14:37

(Fotos: Antonio Bobrowec/PSJP)

No próximo sábado (1º) se recorda no mundo todo o Dia de Combate à Aids. Em São José dos Pinhais foi realizada a abertura do evento de prevenção da doença nesta quinta-feira (29), no plenário da Câmara Municipal. O evento contou com a presença do secretário Municipal de Saúde, Giovani de Souza; do secretário de Governo, representando o prefeito Toninho Fenelon, Agustinho Michalizen; do diretor do Departamento de Promoção e Vigilância, Odevair Mathias; da diretora do Hospital São José, Débora Chemin e da diretora de Atenção Básica em Saúde, Cintia Mansur.

De acordo com o secretário de Saúde, “a Prefeitura tem feito a sua parte na assistência, divulgação e conscientização sobre a doença. Contudo, a prevenção ainda é a melhor forma de combatê-la e cada um de nós tem o compromisso de propagar esta mensagem”.

O Município de São José dos Pinhais vem atuando no trabalho de combate e prevenção à doente desde 1992, e hoje atende de forma especializada por meio do Núcleo de Testagem e Atendimento em Saúde (Nutes). “A Prefeitura vem atuando no combate e prevenção do vírus desde a década de 1990, na época por meio do programa Stop Aids. De lá para cá muita coisa se passou. Pelo lado positivo podemos destacar o avanço da tecnologia com a descoberta de remédios, que hoje possibilitam ao paciente portador do vírus HIV viver mais”, disse Michalizen.

Por outro lado, o diretor de Promoção e Vigilância alerta que o vírus ainda não tem cura. E o mais preocupante é que vem aumentando os portadores da doença nos últimos anos, principalmente entre os mais jovens. “Os dados sobre o vírus HIV no Brasil são preocupantes. Ao contrário da maioria dos países no mundo, onde houve uma diminuição do número de pacientes infectados, no Brasil houve um aumento de 75%. Por isso é importante reforçar a população da importância de se prevenir por meio do uso de preservativo, disponível gratuitamente nas nossas Unidades de Saúde”, reforça Mathias.

O que é Aids

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, conhecida pela sigla Aids (ou Sida), é uma doença adquirida por meio de relação sexual, transfusão de sangue e/ou compartilhamento de seringas contaminados. Ela é causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico do portador. Com o sistema imunológico abalado, o doente pode ter sérias complicações com uma simples gripe, por exemplo, por causa da falta de defesas do organismo, fragilizado pelo HIV. A Aids não tem cura e sua prevenção é por meio do uso de preservativo, conhecido popularmente como camisinha.

Secretário Municipal de Saúde, Giovani de Souza (Foto: Antonio Bobrowec/PSJP)

Secretário de Governo, Agustinho Michalizen (Foto: Antonio Bobrowec/PSJP)