Prefeitura realiza capacitação sobre coleta de amostras para laboratórios a equipe de enfermagem da UPA

Publicado em 13 de julho de 2017 às 17:30

(Fotos: divulgação/SEMS)

Nesta quinta-feira (13), tanto no período da manhã quanto a tarde, uma capacitação sobre coleta de amostras para laboratório foi realizada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Destinada a toda equipe de enfermagem, a palestra; que será realizada ainda nas próximas semanas de julho; tem como objetivo atualizar os trabalhos de coleta.

De acordo com a enfermeira Carolina Poite Siqueira Paris, responsável pelo controle de infecção relacionada a assistência à saúde e que apresentou a capacitação pela manhã, “o treinamento é importante pois vai dinamizar o serviço realizado na UPA, diminuindo erros e garantindo um melhor diagnóstico”, explica. Opinião compartilhada pela enfermeira que ministrou a palestra durante a tarde, a coordenadora do Pólo de Educação Permanente do SAMU de São José dos Pinhais, Aline Fonseca. “É sempre importante estar se atualizando, principalmente na área de saúde, aonde os protocolos sempre mudam”, conta.

Informações importantes sobre a realização, técnicas corretas e em quais tubos devem ser colocadas tais amostras foram eixos abordados durante a capacitação. Além desses, a capacitação também falou sobre os principais erros na hora de uma coleta de amostra e os erros nos resultados dos exames, o que resulta num diagnóstico errado do paciente e de protocolos.