Prefeitura realiza ações de saúde preventiva e combate à Aids

Publicado em 5 de dezembro de 2018 às 14:57

(Fotos: Divulgação/PSJP)

Buscando conscientizar a população para realizar medidas de prevenção ao vírus HIV, transmissor da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), a Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais realizou várias ações na comunidade. Este ano, uma das atrações foi o espetáculo Labirinto das Sensações, que atuou no Calçadão da Rua Xv de Novembro, no bairro Afonso Pena e no Parque São José. As ações contaram com o reforço dos profissionais do Departamento de Promoção e Vigilância, que entregou materiais gráficos de informação sobre a doença e a sua prevenção, além de estar à disposição da população para esclarecer dúvidas.

“No último dia 29 realizamos a abertura oficial do Dia Mundial de Combate à Aids. Foi o início de várias ações, que foram realizadas até a última terça-feira (4). Mas o trabalho de prevenção continua diariamente nas Unidades Básicas de Saúde e no Núcleo Municipal de Testagem e Aconselhamento em Saúde (Nutes). O serviço é gratuito”, disse o secretário de Saúde do Município, Giovani de Souza.

De acordo com o diretor do Departamento de Promoção e Vigilância, Odevair Mathias, as ações da Prefeitura são “para conscientizar a população sobre a importância do cuidado à saúde. Se for ter uma relação sexual, usar preservativo. É importante também realizar periodicamente os exames preventivos, que podem ser feitos na sede do Nutes ou na Unidade Básica de Saúde mais próxima”.

Os exames preventivos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) podem identificar se o usuário tem HIV, sífilis e hepatites. Eles são gratuitos e o resultado sai poucos minutos depois de realizado.

O Nutes está localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº1393, Centro de São José dos Pinhais. Informações pelos telefones (41) 3398-2579/ 3282-4455. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.