Prefeitura realiza ação de conscientização em alusão ao Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS na Rua XV

Publicado em 29 de novembro de 2017 às 15:31

(Foto: Divulgação/PMSJP)

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS, instituído no dia 1º de dezembro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Prefeitura de São José dos Pinhais, através do Departamento de Promoção e Vigilância da Secretaria de Saúde, irá realizar, a partir das 8 horas, uma ação de conscientização na Rua XV de Novembro, em frente a Lojas Pernambucanas. Durante todo dia, serão oferecidos aos transeuntes teste rápido, distribuição de materiais, encaminhamentos, informações e orientações.

De acordo com dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Município, em 2016 foram notificados 133 novos casos de HIV/AIDS. Em 2017, esse número aumentou; 144 novos casos de HIV/AIDS foram registrados até o mês de novembro, sendo a  faixa etária de maior prevalência dos 20 aos 34 anos. Pensando nisso, durante todo o mês de dezembro serão realizadas, como orientação geral à população, oferecimento de testes rápidos, distribuição de material educativo e rodas de conversa com os profissionais de saúde do Município.

Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS — No Brasil, o Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS foi instituído em 1998. A data é voltada para que o mundo una forças em relação a conscientização deste agravo, que hoje é considerado uma epidemia mundial. O objetivo desse dia é promover o combater a discriminação e o preconceito que ainda existe sobre a doença, além de ser um momento de reflexão para incentivar as pessoas a fazer o teste do HIV e, assim, fortalecer a política de acesso universal à prevenção, tratamento e cuidado.

Laço Vermelho — Criado em 1998 pela Visual AIDS de New York, o laço vermelho é utilizado na luta contra a AIDS e é uma homenagem aos amigos do criado portadores da doença. A cor vermelha representa o sangue e a paixão.

SERVIÇO

O que? Ação de conscientização, vacinação gratuita e encaminhamento em alusão ao Dia Mundial de Combate aoHIV/AIDS.

Quando? 1º de dezembro.

Aonde? Rua XV de Novembro, em frete a Lojas Pernambucanas.

Que horas? Inícios às 8 horas.