Notícias
01/03/2016

Prefeitura realiza abertura do programa de Residência Multiprofissional em Saúde

Residentes e ao fundo as autoridades que compuseram a mesa da solenidade de abertura do programa de Residência Multiprofissional em Saúde (Foto: Divulgação/PMSJP)

 

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (1), na Central de Treinamento do Paço Municipal, a abertura do programa de Residência Multiprofissional em Saúde, realizado por meio de parceria com o Hospital Pequeno Príncipe. Ao todo são 11 participantes inscritos e que terão a oportunidade de vivenciar os cenários de prática em um hospital de grande porte e também na Rede de Atenção á Saúde.

“É com grande satisfação que a Secretaria de Saúde, representando a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, coloca a disposição mais este curso de Residência Multiprofissional. Vemos isto como uma melhor qualificação de todos os que participam e uma melhora no serviço de saúde prestado atualmente, dando condições de ensino e aprendizagem para os residentes”, disse o secretário de Saúde, Brasílio Vicente de Castro Filho.

O programa consiste em uma pós-graduação na modalidade de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência e em Saúde da Família, que objetiva desenvolver as competências das áreas de Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Psicologia e Serviço Social, aos profissionais de nível superior para atuação em sistemas e serviços integrados em Rede, por meio da inserção em serviços de saúde.

O intuito é para que os residentes possam sensibilizar-se e dominar ferramentas para atuação profissional individual e coletiva, com integração da atenção à saúde ao ensino, pesquisa, extensão e gestão, promovendo a participação e o controle social, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na solenidade de abertura a mesa foi composta pelo secretário Municipal de Saúde, Brasílio Vicente de Castro Filho; a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná, Simone Peruzzo; o representante da presidente do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, Bruno Jardini Mader; a representante do presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, Maria Augusta Alves Marcondes; o coordenador do programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, João Rodrigues Neto; a chefe de divisão de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Saúde e coordenadora do programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência, Denilsen Carvalho Gomes; e o coordenador da assistência farmacêutica e vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Amilton José Ferreira de Paula.

Programa de Residência Médica
São José dos Pinhais é hoje referência quando o assunto é a residência médica no sistema público de saúde, sendo pioneiro no acolhimento de Programas de Residência vinculados diretamente às Secretarias Municipais de Saúde, uma vez que é regido pela Comissão de Residência Médica (Coreme) Municipal e administrado pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Os programas de Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Psiquiatria, Medicina de Família e Comunidade, Ortopedia e Traumatologia, Medicina de Urgência, Clínica Médica, Cirurgia Geral e o recém aprovado Programa de Anestesiologia, totalizam nove programas que além de qualificar os residentes tem trazido como benefício a fixação de profissionais no município.

Também, neste ano, a Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Ensino e Pesquisa recebeu autorização do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde para a implantação de duas Residências Multiprofissionais em Saúde: Saúde da Família e em Urgência e Emergência.

 

Sao Jose dos Pinhais, 01 de Março de 2016 (Sems) - Abertura Residencias Multiprofissinais (Foto: Ary Portugal/PMSJP)
A mesa composta de autoridades e com a palavra o secretário de Saúde de São José dos Pinhais, Brasílio Vicente de Castro Filho, destacando a satisfação da Prefeitura com o programa de Residência Multiprofissional (Foto: Divulgação/PMSJP)
Sao Jose dos Pinhais, 01 de Março de 2016 (Sems) - Abertura Residencias Multiprofissinais (Foto: Ary Portugal/PMSJP)
Diversos representantes de saúde compareceram a solenidade (Foto: Divulgação/PMSJP)