Prefeitura prorroga até o dia 31 de janeiro o prazo para pagar os tributos 2017 sem a multa da dívida ativa

Publicado em 10 de janeiro de 2018 às 16:07

(Foto: PMSJP)

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Finanças, abre a oportunidade para a população quitar o IPTU e a Taxa de Coleta de Lixo relativo ao ano de 2017, sem a multa de 05%, – multa essa pela inscrição em divida ativa. Com isso o munícipe tem até o dia 31 de janeiro de 2018 para realizar o pagamento dos débitos atrasados e aproveitar a oportunidade.

“Nos primeiros dias do ano sempre há um grande número de pessoas procurando o balcão do IPTU para quitar débitos e evitar a inclusão na dívida ativa, o que costuma ser feito na primeira semana de janeiro. Por isso, novamente com a anuência do prefeito Toninho Fenelon, estendemos o prazo para até 31 de janeiro para beneficiar a população que tem interesse em quitar o débito”, ressalta Milton Talamini, secretário de Finanças.

A Secretaria de Finanças ressalta que essa oportunidade se aplica somente para pagamento total e à vista até o dia 31 de janeiro de 2018, pois a partir do dia 01 de fevereiro de 2018 todos os débitos estarão inscritos em dívida ativa com os encargos previstos em legislação. Já para quem pretende parcelar o débito,  este será  inscrito em dívida e parcelado na opção pretendida.

“Orientamos que o munícipe procure a Prefeitura para se informar de sua situação e assim negociar seu débito para se manter em dia com os tributos.  A arrecadação do IPTU é importante para o Município pois é revertida a diversas ações de melhorias e construções de equipamentos e serviços públicos e possui receita vinculada de 15% e 25% para as áreas de Saúde e Educação”, esclarece o secretário de Finanças.

De acordo com o diretor do departamento de Tributos Imobiliários, Nelson Ferreira, para ser atendido e realizar o pagamento é preciso ter um documento ou talão antigo do IPTU. “Quem pretende realizar a quitação desses valores sem o encargo de 05%, pode dirigir-se à Prefeitura Central ou nas Regionais Afonso Pena, Borda do Campo e Guatupê e solicitar esta condição”, explica o diretor.