Logo

Portal da Prefeitura


Prefeitura presta homenagem aos Campeões do Xadrez de SJP

Publicado em 6 de dezembro de 2017 às 16:36

(Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

Na manhã desta quarta-feira (6), na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, alunos e alunas que se destacaram na 5ª edição do Circuito Escolar de Xadrez receberam homenagens e premiação.

O Circuito envolveu mais de 2.500 enxadristas representantes de diversas escolas da rede estadual, municipal e privada de São José dos Pinhais durante as quatro etapas realizadas ao longo deste ano no Ginásio Max Rosenmann e no Ginásio do SESC SJP.

Na ocasião da solenidade mais de 100 enxadristas foram premiados nas diversas categorias do Circuito Escolar de Xadrez. As melhores instituições de ensino também foram homenageadas. No total, participaram 70 instituições de ensino, sendo que na primeira etapa 550 alunos disputaram o torneio, 620 na segunda, 723 na terceira e 737 na quarta etapa, que juntos, disputaram um total de mais de 6 mil partidas de xadrez.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito Toninho Fenelon ressaltou da importância do projeto de Xadrez nas escolas do município e pediu aos professores e pessoas ligadas à Educação que mantenham este programa de inserção inteligente que vem ajudando no desenvolvimento de muitas crianças são-joseenses. “Ações como essa de integração entre secretarias em benefício dos estudantes, vêem de encontro com os ideais da administração pública que trabalha constantemente para a melhoria da qualidade de vida de cada cidadão, parabenizo aqui todos os envolvidos e principalmente aos alunos que são o futuro”, finalizou Toninho.

Ema Karam, secretária de Educação, destacou a importância da parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) junto ao aprendizado e prática do xadrez que influenciam diretamente no ensino e dinâmica dos alunos envolvidos. “Há de forma comprovada uma melhora no desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos com o xadrez, queremos que essa parceria continue e que cada vez mais alunos participem”, disse a secretária.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Alessandro Hendler, um dos responsáveis pela implantação da modalidade no município, o esforço valeu a pena, pois segundo ele o xadrez só trouxe orgulho para São José dos Pinhais por meio das conquistas dentro e fora da cidade. “Além de ser uma atividade que auxilia e muito as crianças no desempenho escolar, o Xadrez elevou o nome de São José dos Pinhais em todo o Paraná e isso nos dá orgulho porque sabemos que nosso trabalho não foi em vão”, afirmou o secretário.

De acordo com o coordenador do projeto de xadrez na Semel, professor Paulo Virgilio Rios Rodriguez, São José dos Pinhais é referência no desenvolvimento da modalidade em suas diversas facetas, “seja na utilização como ferramenta pedagógica ou voltado ao alto rendimento, ou ainda na capacitação de professores e organização de eventos. Tudo isso é possível, graças ao apoio incondicional da Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio do prefeito Toninho Fenelon, vice-prefeito Thiago Bührer, do secretário de Esporte e Lazer, Alessandro Hendler, da secretária de Educação – Ema Karam”, comentou o coordenador.

Um dos diferenciais do Circuito Escolar de 2017 foi a mostra pedagógica de xadrez, na qual os professores tiveram a oportunidade de compartilhar o trabalho desenvolvido nas escolas. “O Circuito Escolar é a ponta do Iceberg, o xadrez acontece nas escolas beneficiando milhares de alunos graças ao empenho dos professores, equipe pedagógica e direção. Essa troca de experiências é fundamental para o fortalecimento e ampliação do trabalho. Neste ano, diversos projetos estão chegando nas escolas e mais crianças estão aproveitando os benefícios do xadrez”, relata o coordenador do projeto de xadrez na Secretaria de Educação, professor Vinicius Silva Rodrigues dos Santos.

O evento contou com a presença dos vereadores Alex Purkote, Professor Abelino, Professor Marcelo, Silvio Santo e Juliano Martins, além de empresários parceiros do Clube de Xadrez, representantes das escolas envolvidas no Circuito Escolar de Xadrez, convidados e familiares dos alunos.

Campeões gerais do Circuito Escolar de Xadrez 2017

1º Ano Feminino: Beatriz Hilario Dias (Em São José)

1º Ano Masculino (empate): Afonso Rios de Souza (Em São José) Bruno Hilario Dias (Em São José)

2º Ano Feminino: Camila Ramos Juliatto (Em São Joséa)

2º Ano Masculino: Rafael Ferreira dos Santos (Em Cleonice Braga da Fonseca)

3º Ano Feminino: Raimile de Bonfim da Luz (Em Cleonice Braga da Fonseca)

3º Ano Masculino: Enrico Machado Juliatto (Em São José)

4º Ano Feminino: Ana Lia Grebogi (Em Lilian Viana)

4º Ano Masculino: Daniel Cadamuro de Moura (Colégio Acesso Hauer)

5º Ano Feminino: Maria Eduarda Grigoli (Em Padre Pedro Fuss)

5º Ano Masculino: Andre Luiz Pirola (Em Padre Pedro Fuss)

6º Ano Feminino: Raissa Pereira Guimarães (Em Cleonice Braga da Fonseca)

6º Ano Masculino: Leonardo Grigoli (Em Padre Pedro Fuss)

7º Ano Feminino: Nayara Alves Siqueira Pereira (CE Tiradentes)

7º Ano Masculino: Wythor Rogerio de Oliveira (CE Herbert de Souza)

8º Ano Feminino: Geovana de Souza (CE Elza Scherner Moro)

8º Ano Masculino: Gabriel dos Santos Batista (CE Elza Scherner Moro)

9º Ano Feminino: Sandy Aparecida Cesco (CE Prof Angelina do Prado)

9º Ano Masculino: Marcos Henrique da Silva (CE Anita Canet)

Ensino Médio Feminino: Letícia Cavalcante (CE Prof Maria Luiza)

Ensino Médio Masculino: Rafael Lucas Jeronymo (CE Tiradentes)

Comunidade Feminino: Elisandra Popenda (CE Anita Canet)

Comunidade Masculino: Iwersen Trzeciak Kintopp (CX Erbo Stenzel):

Melhor Idade Feminino: Maria Regiane Splenger (EM Luiz Singer)

Melhor Idade Masculino: Mauro Cezar Hatschbach (CX Erbo Stenzel

Universitário Feminino: Juliana Renata Munhoz (Em Francisco Ferreira Claudino)

Universitário Masculino: Alessandro Said Touchan (CE Guatupe)

Melhores Instituições

1º ao 5º Ano Feminino

1º – Em Cleonice Braga da Fonseca

2º – Em Castro Alves

3º – Em São José

1º ao 5º Ano Masculino

1º – Em Cleonice Braga da Fonseca

2º – Em São José

3º – Em Padre Pedro Fuss

 6º ao Comunidade Feminino

1º – CE Angelina do Prado

2º – CE Eunice Borges

3º – CE Elza Scherner

6º ao Comunidade Masculino

1º – CE Angelina do Prado

2º – CE Eunice Borges

3º – CE Anita Canet