Prefeitura oferece formação em líder coach para servidores municipais

Publicado em 20 de junho de 2018 às 16:03

(Fotos: Paulo Szostak/PMSJP)

Uma formação em líder coach começou a ser oferecida pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Semplade) da Prefeitura de São José dos Pinhais aos secretários, diretores gerias e diretores de departamento das 21 secretarias. Em parceria com a Faculdade das Indústrias, a primeira aula foi realizada na manhã desta quarta-feira, 20 de junho, e reuniu cerca de 50 servidores municipais; entre secretários e diretores; de diversas pastas. Até o dia 15 de maio de 2019, mais 8 encontros e, ao final, cada participante será certificado como coach.

De acordo com a Semplade, a formação é necessária para que os gestores possam ter uma visão mais ampla do capital intelectual humano de cada setor de suas respectivas secretarias e, assim, desenvolver um olhar mais humano na realização de suas atividades. “Essa capacitação vem de encontro com o plano de trabalho da gestão; capacitar nossos servidores para que, consequentemente, o serviço público também seja melhorado. O resultado desse investimento é positivo e quem ganha é a sociedade”, afirma o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon.

De acordo com o doutor em cultura organizacional de maneira estratégica e professo da formação, Marco Aurélio Cercal, é necessário que formações como essa sejam feitas para melhorar o trabalho e atualizar os profissionais atuantes. “As organizações sofreram grandes mudanças nos últimos 15 anos. Em 2008, os Estados Unidos virou de cabeça para baixo quando passou por uma crise e os gestores tiveram que se reinventar; e isso mudou a forma das lideranças trabalharem com questões mais complicadas e de gerenciar suas equipes”, disse Cercal.

Na abertura da formação, estiveram presentes o diretor geral da Semplade, Luiz Keppen; a coordenadora pedagógica da Faculdade das Indústrias; Edna Luíza Percegona e o gerente da Unidade de Ensino de São José dos Pinhais da Faculdade das Indústrias, Alessandro de Castro.

O que é coach? o coach utiliza uma metodologia de trabalho cientificamente comprovada conhecida como coaching. O objetivo é fazer com que as pessoas que estão realizando o processo consigam identificar e acessar suas habilidades e competências e focar suas energias e esforços na direção certa. O coach voltado para liderança tem o objetivo de ajudar a desenvolver uma gestão eficaz e aceleração de resultados por meio de uma equipe com habilidades e competências desenvolvidas, como inteligência emocional, gestão de conflitos, desenvolvimento eficiente de planejamento de ações, entre outros.

(Fotos: Paulo Szostak/PMSJP)